Powered by free wordpress themes

Home / Destaque / Aniversário: Homenagens marcam 50 anos da FEV

Powered by free wordpress themes

Aniversário: Homenagens marcam 50 anos da FEV

FEV comemora meio século com solenidade; Prefeito afirma que a instituição pode ser considerada a melhor do noroeste paulista

Na manhã de ontem, o Centro Universitário de Votuporanga realizou uma solenidade em comemoração aos 50 anos de sua Fundação Educacional (FEV). Para o evento, realizado no Campus Norte da instituição, foram convidados, além dos funcionários e docentes da universidade, autoridades e personagens importantes na construção de toda a história da Unifev.

Para a manhã de comemorações, a instituição efetuou a posse oficial da Diretoria Executiva da FEV, do Conselho Fiscal e também do Conselho de Curadores, além de homenagens alusivas aos 50 anos da FEV, a inauguração do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e o lançamento da TV Unifev Digital – Canal 53.

A mesa de autoridades foi formada pelo diretor presidente da FEV (Fundação Educacional de Votuporanga), Celso Luiz Alves dos Santos; prefeito de Votuporanga, Junior Marão; Promotor de Justiça, Curador de Fundações, João Alberto Pereira; Patrono da Fundação Educacional de Votuporanga (FEV), Dalvo Guedes; Juiz de Direito e Diretor do Fórum de Votuporanga, Reinaldo Moura; Deputado Estadual, Carlos Eduardo Pignatari; Presidente da Academia Riopretense Maçônica de Letras, Moacir Alves Borges; Provedor da Santa Casa de Votuporanga, Luiz Fernando Góes Liévana; Reitor do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev), Prof. Dr. Rogério Rocha Matarucco.

O diretor presidente da FEV, o médico veterinário, Celso Luiz Alves dos Santos, agradeceu a oportunidade que lhe foi concedida de estar, mais uma vez, à frente da instituição. “Uma geração constrói as estradas por onde as outras andarão”, disse ele, em agradecimento aos pioneiros da fundação.

Ele aproveitou ainda a oportunidade para agradecer aos professores que estão ou que já passaram pela universidade, estes que, segundo ele, têm a missão de preparar a sementeira para que amanhã possa haver a colheita. “Este é um momento notório da instituição, em meio ao brilho de tantas outras realizações […] Em reconhecimento aos 50 anos, o conselho de curadores presta homenagem aos pioneiros da instituição que, para estarem onde estão, são símbolos que refletem valores sociais importantes, atingindo competentemente o alto padrão”, disse.

O patrono da fundação, Dalvo Guedes, prefeito na época de criação da FEV e um dos entusiastas da mesma, teceu um discurso emocionado e foi ovacionado pelo público presente. Ele lembrou um pouco de como foi o processo desde a criação do projeto, até a aprovação no conselho estadual de educação. “Hoje, aquela semente plantada frutificou ao ponto de construir, ao longo do tempo, essa história. Como a Santa Casa, sempre esteve presente no desenvolvimento de Votuporanga”, disse.

Dalvo afirma que a construção desse centro esteve com ele desde sua campanha para prefeito e que ele considerava como um contrato. “Não me conformava em ver os filhos de Votuporanga tendo que sair da cidade ao final do ginásio para fazer faculdade fora. A educação tem que ter prioridade, sem ela não vamos ter um povo competente”, afirmou, dizendo ainda que existe uma citação que resume toda a história da instituição: a união faz a força.

O prefeito Junior Marão encerrou a solenidade dizendo que, para ele, também é uma honra estar prefeito na comemoração de 50 anos da FEV, “construída por homens valorosos”. “Meu pai sempre dizia do trabalho do senhor Dalvo. No decorrer da história presidentes, principalmente docentes e discentes que acabaram fazendo a história. A Unifev é um exemplo de instituição que eu afirmo, sem medo, que é a melhor da região noroeste paulista”.

Após os pronunciamentos, os presentes foram convidados a participar de um coquetel de confraternização.

 

História

A história da FEV funde-se, de certo modo, à da UNIFEV, porque a Fundação é a mantenedora do Centro Universitário de Votuporanga, também criado em 30 de abril de 1966, como Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (Facle). Na época, a FEV, instituída sob forma de autarquia pública, ofertava apenas três cursos de graduação, por meio de sua faculdade: Ciências, Letras e Pedagogia.

Três anos depois, a FEV deixou de pertencer ao poder público e passou a ser uma Fundação de direito privado sem fins lucrativos. A mudança trouxe, em 1973, mais dois novos cursos à Instituição: Ciências Contábeis e Administração, ocasião em que também foi fundada a Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Votuporanga, a Facica.

Facle e Facica conviveram juntas até 1991, quando ambas deram origem às Faculdades Integradas de Votuporanga (FIV).

Diante do aumento da oferta de ensino superior em múltiplas áreas do conhecimento, em 1997, a FIV transformou-se em UNIFEV, hoje, considerada, pelo segundo ano consecutivo, o 3º melhor Centro Universitário do Brasil.

Ao longo desse meio século de história, a UNIFEV passou a ofertar cerca de 40 cursos de graduação, mais 40 de pós-graduação e dezenas de atividades de pesquisa e extensão.

Todo esse trabalho ainda resulta, mensalmente, em mais de 3 mil atendimentos à comunidade, em sua maioria gratuitos, nas seguintes áreas: arquitetônica, assistência social, educacional, esportiva, farmacêutica, fisioterápica, jurídica, nutricional, pedagógica, psicológica e tecnológica, entre outras.

Assim como no caso da UNIFEV, a FEV mantém o Colégio Unifev, criado em 1976, e o Colégio Técnico Unifev, iniciado em 2008. Além disso, a Fundação Educacional de Votuporanga instituiu a Fundação Rádio Educacional de Votuporanga (FREV), em 1987.

A FREV, hoje, é responsável por administrar uma emissora de rádio e outra de televisão de cunho educativo: a Rádio Unifev e a TV Unifev.

Nestes 50 anos de existência, a FEV/UNIFEV orgulham-se em fazer parte da história de milhares de profissionais que, atualmente, ocupam importantes cargos no mercado de trabalho.

Homenageados

– Sr. Dalvo Guedes – Patrono da FEV desde 1966.

– Profa. Dra. Encarnação Manzano – aluna da 1ª turma de Pedagogia, um dos três primeiros cursos da Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (Facle), em 1968.

– Prof. Dr. Antonio Lopes – docente mais antigo em atividade na Instituição, desde 1975.

– Sra. Maria Giacomini Massuia –  colaborada mais antiga em exercício na Instituição, desde 1975.

– Prof. Dr. Luiz Carlos Ferrarezi – 1º presidente da FREV, em 1986.

– Prof. Me. Armando Raphael D’Avóglio – 1º Reitor da UNIFEV, entre os anos de 1997 e 2001.

– Sr. João Antonio Nucci – ex-presidente mais antigo da FEV, entre os ex-presidentes presentes (representado pelo ex-presidente Diogo Mendes Vicentini).

– Dr. João Alberto Pereira – Promotor de Justiça e Curador de Fundações.

 

NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

O NAF é resultado de uma parceria entre o curso de Ciências Contábeis, a Receita Federal do Brasil e a delegacia da Receita Federal de São José do Rio Preto.

O projeto apoia a criação de núcleos de prática fiscal e contábil em Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o País. Por meio do NAF, os alunos terão a oportunidade de vivenciar a prática profissional e receber orientações da Receita Federal, acerca das obrigações tributárias.

Além disso, o Núcleo prestará atendimentos contábeis e fiscais gratuitos à comunidade. O NAF funcionará na Cidade Universitária, próximo ao bloco 8.

O presidente esclarece que o núcleo beneficiará os alunos  os aproximará da população. “Nossa função não é competir com nenhum escritório contábil, mas sim, garantir a vivencia de nossos alunos”, disse ele.

 

TV Unifev

Desde o último dia 24 de março, toda a programação da TV Unifev passou a ser transmitida em sinal digital para Votuporanga e região, por meio do canal 53.1.

Com a digitalização, a transmissão da emissora ganhou muito mais qualidade de som e imagem. Além disso, as oportunidades de interação com o telespectador aumentaram. Hoje, já é possível sintonizar a TV Unifev em aparelhos como tablets e smartphones.

“Isso representa uma nova era para as comunicações. Espero que todos continuem na busca para atingir o grau de satisfação para nosso público”, disse Celso.

Posse oficial da atual Diretoria Executiva da FEV:

Diretor Presidente – Dr. Celso Luiz Alves dos Santos, representando a Loja Maçônica José Ferreira Vieira

Vice-Presidente – Antonio Carlos Frederico, representando o Rotary Clube de Votuporanga

Diretor 1º Tesoureiro – Paulo Roberto Albertoni, representando o Lions Clube Brisas Suaves

Diretor 2ª Tesoureiro – Santo Billalba Júnior, representando o Poder Executivo municipal

Diretor 1º Secretário – Edson Prates, representando o Rotary Clube 8 de agosto

Diretor 2° Secretário – Jaime Demetrio de Bortole, representando a Loja Maçônica União Universal

Diretor Vogal – Oscar Guarizo, representando o Poder Executivo municipal
Posse oficial do atual Conselho Fiscal da FEV

Presidente – Silvano de Oliveira, representando a Associação Industrial da Região de Votuporanga (AIRVO)

Secretária – Elizabeth Laridondo Zucareli, representando o Centro do Professorado Paulista

Membro – Uelinton Garcia Peres, representando o Sindicato Rural

Membro – Luiz Henrique Neves, representando a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga (Searvo)

Membro – César Fernando Camargo, representando o Poder Legislativo municipal
Posse oficial do atual Conselho de Curadores da FEV

Carlos Trujilho Bissi, representando a Associação dos Contabilistas

Encarnação Manzano, representando o Poder Legislativo municipal

Flávio Augusto Pastore, representando a Associação Paulista de Médicos

Harley Aparecido Vizoná, representando o Sindicato dos Bancários

Iani Gabriella Pádua Marques, representando o Corpo Técnico Administrativo da FEV

Luiz Carlos Domingues, representando o Lions Clube

Marcelo Casali Casseb, representando 66º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil

Maria da Conceição Morangueira Magri, representando o Colégio Unifev

Nelson Gorayeb, representando a Associação Comercial de Votuporanga (ACV)

Nelson Thomé Seraphim Junior, presidente da FEV no último mandato

Osvaldo Gastaldon, representando a Associação dos Administradores

Otaide Flaviano de Sousa, representando o Corpo Discente da Unifev

Rogério Rocha Matarucco, Reitor da Unifev

Rosana Aparecida Benetoli Duran, Coordenadora do curso de Enfermagem, representando o Corpo Docente da Unifev

Terezinha Joana de Carvalho Amaral, Diretora do Colégio Unifev

Walber Sesmilo Peron, representando a Associação Odontológica Regional de Votuporanga

Luiz Fernando Góes Liévana, representando a Santa Casa de Votuporanga

Marcelo Marin Zeitune, representando a Loja Maçônica Brisas Suaves

Fernando Mariano da Rocha, representando a Loja Maçônica Votuporanga.

 

MAÍRA PETRUZ

3-1 3-2 3-3 3-5

Fotos: Mariana Biork

Além disso, verifique

FSS: Votuporanga ganhará abrigo para animais

Câmara aprovou a abertura de crédito adicional suplementar no valor de R$140 mil, para criação …

Um comentário

  1. Parabéns a todos os envolvidos na história da FEV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *