Powered by free wordpress themes

Home / Opinião / Ponto de Vista

Powered by free wordpress themes

Ponto de Vista

Bastidores

Uma pergunta que vem sendo feita de uns tempos para cá é quanto às alterações que podem acontecer na composição da Câmara Municipal a partir das eleições deste ano. Em princípio, dos 15 atuais integrantes do legislativo municipal, 14 vão buscar a reeleição. O único ausente até agora da lista de pretendentes é Osvaldo Carvalho, pré-candidato a prefeito. Na eleição anterior, em 2010, a Câmara era integrada por 10 vereadores e todos tentaram permanecer nos cargos, mas três deles não foram contemplados com os votos necessários para garantir permanência na Casa.

 

E mais

# Ficaram de fora, naquela oportunidade, Encarnação Manzano, José Carlos Lemes de Oliveira e José Antonio Pereira, o Colinha.

# Somando esses três e mais cinco caras novas em decorrência do aumento de cadeiras, nesta legislatura, foram oito novidades.

# Matheus Rodero, Walter José dos Santos, Edilson Pereira Batista, Douglas Lisboa, Vilmar da Farmácia e Pedro Beneduzzi, os estreantes.

# E ainda os retornos de Jura e Sílvio Carvalho, sendo que este último exercera o cargo temporariamente na legislatura anterior como primeiro suplente tucano, na vaga decorrente da ida de Osmair Ferrari para a chefia de gabinete.

# Alguns dos atuais vereadores são figurinhas carimbadas da Câmara, com sucessivas reeleições.

# Nessa condição pontifica o campeão de mandatos Mehde Meidão Slaiman Kanso, com nove somados, história que começou em 1972 e se estende até agora.

# Meidão só não garantiu vaga em 1976 por um drible sofrido em função da legislação eleitoral de então, que não admitia a contagem de votos dados ao apelido do candidato.

# Não fosse essa adversidade, nas urnas ele teria somado sufrágios suficientes para garantir a reeleição.

# Outros colecionadores de mandatos são Osmair Ferrari, Gaspar e Osvaldo de Carvalho.

# Alguns têm mais de dois mandatos, mas não de forma sucessiva, como Sílvio Carvalho e Jura.

Política

# O primeiro ato da peça que será completada na próxima terça feira no plenário do Senado, será levado ao palco hoje à tarde em Brasília.

# Os 21 membros da comissão especial que cuida do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff vão votar hoje o relatório elaborado pelo mineiro e tucano Antonio Anastasia, favorável ao procedimento.

# Que, com a mais absoluta certeza, terá esmagadora maioria dos votos a favor, considerando-se a composição amplamente oposicionista da comissão.

# O segundo ato será desenrolado na próxima quarta feira, dia 11, quando o trabalho do relator será levado ao plenário para autorizar ou não a abertura do processo.

# Outro desfecho contrário à presidente Dilma, porque são necessários 41 votos para ser aprovado e a oposição tem garantidos mais do que o exigido.

# Dentro do roteiro de tramitação estabelecido, na quinta feira, dia 12, o vice Michel Temer devera assumir o cargo por até 180 dias, sem nenhuma cerimônia especial.

# A partir daí começa a ser desenrolado o processo de impeachment propriamente dito, cujo desfecho está previsto inicialmente para setembro vindouro.

# Enquanto isso, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, determinou ontem o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), do mandato de deputado federal.

Coisa & Tal

É evidente que as torcidas contrárias não deixariam passar em branco. O Corinthians foi eliminado da Copa Libertadores e isso é motivo suficiente para animar as cornetadas dos apaixonados dos outros clubes paulistas. Como o time já havia sido posto fora das finais do Paulistão e na sua arena, o sistema mata-mata ganhou nova designação. Quando se trata do Corinthians, dizem, é morre-morre.

Entre aspas

Do ministro Teori Zavascki determinando ontem o afastamento do presidente da Câmara:

– Cunha usa o cargo para constranger, intimidar parlamentares, réus, colaboradores, advogados e agentes públicos com o objetivo de embaraçar e retardar investigações.

HOJE NA HISTÓRIA

NO DIA 6 DE MAIO de 1840 era usado pela primeira vez, na Inglaterra, o selo postal. Em 1971 era inaugurado pela Embratel o DDD – Discagem Direta à Distância. Em 1980 o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, aceitava o registro do PMDB como partido político. Comemora-se hoje: Dia do Cartógrafo, do Taquígrafo e do Matemático.

Além disso, verifique

Desnorteados e largados

-Marli Gonçalves- Não há batatinha amarrada na fronte que resolva. Calmante que acalme. Protetor de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.