Powered by free wordpress themes

Home / Opinião / Administrar o Stress

Powered by free wordpress themes

Administrar o Stress

29Depois da tempestuosa transição política, presente de forma massiva nos noticiários nacionais, a natural calmaria deve vir com a retomada da rotina diária do país. É de conhecimento geral que sacrifícios virão no primeiro momento, mas será o preço do ajuste, necessário para o reposicionamento da economia e imprescindível para a retomada da confiança dos agentes econômicos.

Mas enquanto as coisas não retornem ao seu ritmo normal precisamos preservar nossa saúde mental destas milhares de informações inúteis que invadem os meios de comunicação. Pode parecer contraditório, mas a internet e sua instantaneidade têm inúmeros benefícios, contudo é importante filtrar com senso crítico a quantidade de seu uso, a objetividade das informações e não se deixar levar pela compulsividade que ela pode provocar nos usuários. Desde cedo aprendemos que qualquer comportamento obsessivo em relação a algo que nos dá prazer induz ao vício. E o vício provoca stress físico e mental, acarretando a reboque doenças.

Esta semana ouvi dizer que atualmente as pessoas estão substituindo horas de sono para estarem conectadas virtualmente. Dormem menos e não descansam a mente. Até os índices de fertilidade vem caindo. Os casais não encontram tempo para o sexo e também andam preferindo não ter filhos. Vários países da Europa têm oferecido incentivos para que os casais tenham pelo menos um filho temendo o decréscimo da população e descobriu-se que a internet tem a ver com o desinteresse sexual.

O homem moderno precisa administrar seu tempo de forma ponderada, buscando um equilíbrio entre as várias atividades que a vida atual oferece e não se deixando contaminar pelo desgaste emocional das relações sócio-familiares. Como ensinava Buda tudo depende da nossa reação ante as adversidades que comumente se apresentam. E se reagirmos de forma errada a quantidade de energia negativa produzida causa consequências danosas.

Não se tem até hoje um estudo conclusivo dos males do uso exarcebado da internet. Mas se sabe que informações em excesso não fazem bem para a memória e que o advento do século 21 trouxe consigo um aumento da incidência das doenças cerebrais.

Se olharmos como funciona a natureza, o sistema que comanda nosso planeta, notaremos que tudo obedece a uma constante troca de energia. A energia sob inúmeras formas move tudo no universo, incluindo os seres vivos que precisam da energia vital retirada do meio ambiente para seu metabolismo. Partindo deste simplificado raciocínio fica mais fácil deduzir que o uso da central energética de nosso organismo, o cérebro, precisa ser bem administrada para não ocasionar um curto-circuito e prejudicar todo o corpo. O stress continua sendo maior vilão da época contemporânea. Não há duvidas sobre isto.

João Fidélis de Campos Filho

É cirurgião-dentista

jofideli@hotmail.com

 

Além disso, verifique

Bastidores por A. C. Camargo

Ponto de Vista O prefeito João Dado e sua esposa Mônica fizeram questão de prestigiar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.