Powered by free wordpress themes

Home / Opinião / Ponto de Vista: A.C. de Camargo

Powered by free wordpress themes

Ponto de Vista: A.C. de Camargo

Quando foi feito um alerta aqui na coluna, anteontem, de que o quadro sucessório municipal ainda não está fechado por inteiro, porque faltam alguns ajustes, isso fica mais evidente ainda depois de alguns recentes acontecimentos. Vamos aos fatos.

O PT historicamente sempre foi muito rigoroso na aceitação de coligações com outros partidos, principalmente com aqueles que não se enquadravam no seu perfil ideológico, por serem considerados de direita. Essa postura rígida, porém passou por mudanças a partir da eleição de Lula para o seu primeiro mandato presidencial. Em nome da governabilidade, foram necessárias certas concessões e a sigla acabou se aliando a partidos não situados propriamente à esquerda no espectro político do país. José Alencar compôs a chapa do petista e é um bom exemplo dos acordos celebrados e mais tarde o PMDB, que acabou se juntando aos petistas, receberam como prêmio o direito de indicar o vice-presidente, no caso Michel Temer.

 

E mais

# Pois bem, os acontecimentos recentes que conduziram os peemedebistas a abandonarem o barco, levaram a uma ruptura que acabou desaguando na abertura do processo de impeachment, dando ao vice o comando interino do país.

# Em reunião realizada nesta terça-feira em Brasília, o diretório nacional do PT discutiu o momento político nacional, adotou posturas que visam recompor a sigla, voltando ao que ela era garantindo assim a sua reaproximação com as bases.

# Algumas resoluções foram adotadas na oportunidade e uma delas é reservada especialmente aos métodos a serem seguidos na eleição municipal deste ano.

# Ficou estabelecido que o PT só amarrará coligações com os chamados partidos populares, repudiando aqueles e os políticos a ele pertencentes que foram favoráveis ao processo de impeachment da presidente Dilma.

# Quando perguntado sobre o PMDB especificamente, Rui Falcão, presidente nacional do partido, foi claro, dizendo que ele teve uma importante participação no passado, principalmente no restabelecimento da ordem democrática.

# E que o partido reúne homens de posturas confiáveis e se em algumas cidades eles buscarem uma composição com vistas às eleições deste ano, o assunto pode ser estudado.

# Mas a resolução deixou muito claro, que os acordos terão que passar pelo crivo das direções estaduais do PT e no caso de municípios prioritários, quem deve ser consultado é o comando nacional do partido.

# Transferindo essas decisões para Votuporanga especificamente, conclui-se sem muito esforço que a participação do PT no esquema de apoio à pré-candidatura de Osvaldo Carvalho ficou mais difícil.

# Tempos atrás, antes dessa confusão toda que envolveu a presidente Dilma, o vereador Jura chegou a admitir a possibilidade de se estabelecer coligação com os peemedebistas na luta sucessória.

# Como o PMDB de São Paulo, que é a base política de Michel Temer, entrou de corpo e alma em favor do impeachment, não precisa nenhum esforço de raciocínio para concluir que o partido ficará distante de apoiar o postulante do PMDB.

# A menos que o diretório municipal queira fazer uma consulta, como ficou recomendado, para saber se e possível essa aliança aqui na cidade.

Política

# Vocês leram ontem neste Diário a confusão armada em Parisi com a aprovação de projeto que elevou os salários de vereadores em índice acima de 30%.

# O prefeito Oclair Bento, inconformado com a iniciativa, vetou a medida, que retornou à Câmara para apreciação.

# O veto, porém, foi derrubado e a lei deverá ser sancionada pela Mesa do Legislativo, haja vista que o prefeito se negou a fazê-lo.

# Um dado interessante para ser analisado: a derrubada de veto normalmente exige o pronunciamento de dois terços dos votantes.

# Como o placar foi de 5 a 3 contra o veto, a decisão de derrubada está correta?

# Sim, se estiver determinado na Lei Orgânica do Município.

Coisa & Tal

Está comprovado. O que o São Paulo e seus torcedores gostam mesmo é da Copa Libertadores. O time foi a Belo Horizonte, precisava do empate para se classificar, acabou perdendo do Atlético por 2 a 1, mas como fez gol fora de casa, está classificado. Torcedores do Tricolor estão pra lá de Bagdá, não é mesmo Carlos Haddad? O Jaime Gil também não se cabe de contentamento. E o João Abas, idem.

Entre aspas

Afirmação do prefeito Oclair Bento, de Parisi:

– Não vou sancionar.

HOJE NA HISTÓRIA

NO DIA 20 DE MAIO de 1880 morria a enfermeira Ana Nery, considerada a Mãe dos Brasileiros pela sua atuação nas frentes de batalha durante a Guerra do Paraguai. Em 1948 o brasileiro Chico Landi vencia a prova de Fórmula 2 em Bari, na Itália. Comemora-se hoje o Dia do Comissário de Menores e da Congregação Mariana.

 

Além disso, verifique

Bastidores por A. C. Camargo

Ponto de Vista O prefeito João Dado e sua esposa Mônica fizeram questão de prestigiar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.