Powered by free wordpress themes

Home / Destaque / Revista: Votuporanga sobe em ranking da Exame

Powered by free wordpress themes

Revista: Votuporanga sobe em ranking da Exame

Cidade das brisas suaves faz parte do seleto grupo das 50 mais inteligentes do país, segundo a consultoria Urban Systems

Mais uma vez, Votuporanga é a estrela de um dos rankings da revista Exame. Dessa vez, a cidade das brisas suaves faz parte do seleto grupo das 50 mais inteligentes do país.

O município conquistou o 39º lugar do ranking, subindo seis posições, já que, em 2015, a mesma também estava no ranking, porém, na posição 45ª. O primeiro lugar ficou com a cidade de São Paulo. Já São José do Rio Preto conseguiu uma colocação um pouco melhor, ficando em 33º lugar.

Segundo a própria revista, o ranking mostra que o Brasil está (literalmente) no meio do caminho no processo de construir cidades inovadoras e, no mínimo, mais agradáveis de se viver. A escolha dos municípios é feita pela Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems. Para chegar a esses nomes, a Urban Systems analisou 73 indicadores divididos em 11 eixos.

De todos os pontos possíveis nos 11 eixos do estudo, as cidades tupiniquins alcançaram apenas a metade. “O nosso gap em relação a nós mesmos é de 50%. Em relação ao mundo é muito maior”, afirma Thomaz Assumpção, presidente da consultoria.

Apesar de parecer um número positivo para os votuporanguenses, o especialista afirma que a crise econômica tem contribuído para agravar esse abismo já existente. Com as contas no vermelho, a estratégia de muitos municípios foi cortar investimentos. “Isso se reflete na saúde, na inovação, no urbanismo e na qualidade de vida, que é um tema transversal”, diz o especialista.

As cidades contempladas nesta lista se destacam exatamente por oferecer soluções que as tornam melhores para viver. Isso significa que nem as obras das Olimpíadas – que prometem um futuro brilhante para o trânsito do Rio – foram suficientes para manter a capital fluminense no topo e para desbancar as soluções paulistanas.

Segundo o relatório, Votuporanga obteve 27,585 pontos após análise de 73 indicadores divididos em 11 eixos. As cidades que se destacaram são consideradas bons exemplos porque investem em ganhos de inteligência pelo uso de ferramentas tecnológicas e de informação, além de infraestrutura que melhoram a qualidade de vida da população.

As áreas analisadas no estudo foram economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, planejamento urbano, saúde, segurança, tecnologia e inovação. Na região, apenas São José do Rio Preto figura entre as 50 mais inteligentes, na 33ª colocação, com 28,378 pontos. A primeira é São Paulo (SP) (35,714), seguida por Rio de Janeiro (RJ) (34,963) e Curitiba (PR) (34,884).

 

Investimento

Nos últimos anos, Votuporanga vem recebendo investimentos, nas mais variadas áreas, que estão transformando a vida das pessoas. A Prefeitura executou obras de infraestrutura, entre elas habitação, asfalto em todos os bairros, tratamento de água e esgoto para 100% da população, novas avenidas e avanços na mobilidade urbana, que melhoraram significativamente a qualidade de vida da população.

Além disso, reestruturou toda a rede de saúde, com a criação dos Consultórios Municipais para atendimento médico nos bairros, ampliação do Programa Saúde da Família, implantação da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e procurou fortalecer a Santa Casa, resultando num dos melhores atendimentos SUS do Brasil.

Na educação, Votuporanga é destaque nacional com um dos melhores IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil, entre as cidades com mais de 50 mil habitantes. Além disso, houve investimento na infraestrutura das escolas, em material didático e tecnologia, como lousa digital em todas as salas de aula e um notebook para cada professor.

“É um orgulho para nossa cidade figurar entre as 50 mais inteligentes do Brasil, num grupo tão seleto e, em sua maioria, composto por capitais brasileiras e municípios de grande porte. Isso mostra que Votuporanga é uma cidade boa para se viver e que os investimentos que o poder público fez estão melhorando a vida das pessoas. Sem dúvida, somos um município melhor a cada dia”, afirmou o prefeito Junior Marão.

Recentemente, Votuporanga foi considerada a 7ª cidade mais desenvolvida do Brasil, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento, estudo que analisa todos os municípios brasileiros, elaborado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro.

 

MAÍRA PETRUZ

Além disso, verifique

Profeta minimiza tabu e aprova futebol do Tricolor: “Está ficando bonito”

Após 16 anos, o São Paulo voltou à uma final de Campeonato Paulista e agora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.