Powered by free wordpress themes

Home / Mais / Veículos / Câmara quer liberar carro a diesel no Brasil

Powered by free wordpress themes

Câmara quer liberar carro a diesel no Brasil

Restrição para veículos leves existe desde os anos 1970; liberação sempre foi uma ideia terrível do ponto de vista econômico, ambiental e de saúde pública

 

Coincidência ou não, enquanto os brasileiros estão distraídos pela instabilidade do ambiente político — com o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e complicações do governo interino de Michel Temer –, recessão econômica e Olimpíadas, uma comissão especial na Câmara dos Deputados propôs uma lei (Projeto de Lei 1013/2011) que libera a comercialização de carros a diesel no Brasil.

Há parecer favorável do relator, deputado Evandro Roman (PSD-PR), mas a Comissão Especial sobre Motores a Diesel para Veículos Leves aprovou pedido de adiamento da votação proposto pelo deputado Bruno Covas (PSDB-SP), no começo do mês (dia 1º).

A restrição ao consumo do diesel para veículos leves existe desde os anos 1970 para reduzir a dependência ao petróleo importado. Apenas veículos utilitários (caminhões, ônibus, picapes com capacidade de carga superior a 1.000 kg, além de veículos com tração 4×4 e reduzida) podem usar o combustível. A liberação do diesel para veículos leves no Brasil sempre foi uma ideia terrível do ponto de vista econômico, ambiental, e de saúde pública.

Sob o ponto de vista econômico, o Brasil importou 19% de todo diesel vendido no país em 2014, e uma maior demanda significaria ainda mais importações em prejuízo da balança comercial. Não há alternativas viáveis a este derivado do petróleo no transporte de carga e coletivo.

Já dependendo do volume de vendas de carros a diesel, as emissões de dióxido de carbono (CO2) poderiam aumentar entre 5% e 22% em 2050. No entanto, o impacto mais grave seria na qualidade do ar e na saúde pública.

 

 

 

 

Além disso, verifique

Amarok , agora com V6, chega aos 100 km/h em 7,9 s

  Revelada no início deste mês na Europa, a nova Volkswagen Amarok agora exibe seu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *