A ocorrência de casos de caxumba vem aumentando em todo Estado de São Paulo. Em Votuporanga, nesses sete primeiros meses do ano, 12 pessoas foram notificadas com a doença. A fim de se evitar o avanço do agravo, a Secretaria de Estado da Saúde recomenda aos municípios para que alertem a população sobre a importância da vacina contra a caxumba.
Para evitar a doença, é necessário que a pessoa tenha sido imunizada com a tríplice viral, que protege contra a caxumba, rubéola e sarampo. A vacina é disponibilizada gratuitamente pela rede pública de saúde e consta no calendário de rotina.
O esquema completo é feito com a primeira dose, aos 12 meses de vida. Aos 15 meses, é aplicada a segunda juntamente com a vacina contra a varicela. Para pessoas com idade até 19 anos a imunização é dividida em duas partes; após essa faixa etária, é única.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde – Danieli Fortilli, a vacina contra a caxumba é a principal forma de prevenção. “Solicitamos a todas as pessoas que confiram a caderneta de vacinação, levando-a para a unidade de saúde para que o profissional tenha condições de avaliá-la”, explica.
A caxumba é altamente contagiosa e transmitida facilmente pelo ar e contato direto com as secreções das vias aéreas da pessoa infectada. Entre três e nove dias depois do contato, iniciam-se os primeiros sintomas. “É necessário evitar ambientes fechados, não fazer a automedicação e procurar a unidade de pronto atendimento”, destaca Danielli.
O período de incubação da caxumba varia entre duas e três semanas. Neste período, o ciclo de transmissão de doença ocorre normalmente.
Os principais sintomas da doença são: inchaço e dor na região do pescoço, logo abaixo da orelha; dor de garganta ao engolir, dores musculares, febre e mal estar.
Para a atualização da carteira de vacinação, basta dirigir-se à unidade de saúde mais próxima, de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.
LEG: Apesar dos baixos números de notificações, município atua preventivamente, com ações voltadas para conter um possível avanço do agravo
Reprodução