Powered by free wordpress themes

Home / Cidades / Seringueira: Empresa de borracha está em estágio avançado

Powered by free wordpress themes

Seringueira: Empresa de borracha está em estágio avançado

O engenheiro agrônomo Carlos Alberto De Luca, diretor da Cati, esteve ontem nos estúdios da Rádio Clube FM, onde falou sobre o andamento das obras na usina de beneficiamento da borracha que está prestes a ser inaugurada em Votuporanga. Segundo De Luca, as obras estão em estágio avançado, o barracão já está pronto e o piso está sendo concretado para então receber as baias onde serão colocados os produtos.

Com a vinda dessa empresa, o produtor de látex da região ganha uma opção mais viável de venda, já que o custo do frete é bem menor. “Hoje o Brasil está conseguindo produzir 1% da borracha mundial, o maior produtor é a Tailândia. Hoje, nós produzimos em torno de 35% da borracha natural que consumimos, mas utilizamos em torno de 300 mil toneladas de borracha natural. Produzimos 120 mil, importamos uma grande parte da borracha natural utilizada pelas indústrias automobilísticas. A demanda é muito grande e estamos precisando muito de borracha”, disse.

 

Safra

Essa é a época do ano em que os trabalhadores interrompem o processo de sangria das seringueiras e cuidam da recuperação das árvores, que passam pelo período de queda das folhas. De Luca explica que o trabalho com as seringueiras é feito durante 10 meses do ano, com exceção de julho e agosto, que é quando as plantas perdem as folhas.

“Seringueira foi viável na nossa região por essa queda das folhas. Ela perde as folhas e por isso a região de escapa da doença do mal das folhas. É uma área apta por essas condições. Ocorre a queda das folhas, então não tem a permanência dos fungos.  Ela perde as folhas e precisa carrear os nutrientes para a formação das folhas, para produzir o látex depois. Precisamos trabalhar bem a seringueira para que ela reenfolhe bem”, explicou o agrônomo.

 

Dados

A regional de Votuporanga, que abrange 11 municípios, possui quase 5.000hm² de seringueira plantados. Somente no município existem 30% e é o quarto do estado em área plantada com seringueira, em torno de 2,000hm². São 200 mil pés plantados novos e em torno de 650 mil pés em produção.

“Em geração de empregos, realmente é uma cultura que proporciona um grande número de empregos, e a maior parte tem que morar na área rural. Hoje um sangrador consegue sangrar em torno de três hectares”, comemorou, relatando que, apesar da queda no preço da borracha, girando em torno de R$2,40 o quilo, a tendência é de melhora para a próxima safra.

 

MAÍRA PETRUZ

Além disso, verifique

Oportunidades de empregos em  Votuporanga e região

Em Votuporanga existe vagas para serventes de pedreiros, costureira e até motoristas de ônibus Existem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.