Powered by free wordpress themes

Home / Política / Ponto de Vista: A.C. de Camargo

Powered by free wordpress themes

Ponto de Vista: A.C. de Camargo

Apenas 47 dias nos separam das eleições deste ano e o que se observa claramente é que ninguém demonstra grande preocupação com o processo de escolha dos novos dirigentes municipais, prefeitos e vereadores. Parte dessa apatia se deve à crise política que prevalece no país e que deve continuar por um bom tempo. Os cidadãos estão descrentes da política, vêm com cismas a atuação dos seus agentes e isso não é bom. A democracia prescinde de eleições livres, da possibilidade de os eleitores se manifestarem.

 

E mais:

# Outro fator que inibe o interesse dos cidadãos, mas principalmente os candidatos e dirigentes partidários, são as novas regras do processo eleitoral.

# Vindas da reforma processada no ano passado na legislação específica, como o impedimento de doações de campanha pelas empresas e o retardamento no início da campanha pela mídia falada e televisiva.

# Sem dinheiro, sem meios de chegar aos eleitores, os candidatos encolheram em suas campanhas, sentem o impacto das novas medidas reguladoras do processo.

# Tanto assim que vozes já estão sendo ouvidas no sentido de se proceder a uma reforma mais ampla, que ao encontro direto das mudanças necessárias.

# Em seu principal editorial de domingo, por exemplo, o jornal Folha de S. Paulo chama atenção para isso e faz sugestões, como as contidas no parágrafo que fecha o comentário:

# “…em vez de fazerem da eleição um laboratório, os congressistas deveriam votar uma cláusula de desempenho e o fim das coligações em disputa para deputado e vereador – medidas capazes de corrigir um defeito central do modelo brasileiro: o número excessivo de partidos”.

# Antes disso, o editorial da Folha comenta: “Não surpreende que diversos especialistas e políticos já deem como certa uma reforma desse pacote legislativo – que, nessa hipótese, terá sido testado pela primeira e última vez neste ano”.

# Que assim seja!

Política

# Venceu ontem o prazo para que partidos políticos e candidatos fizessem a solicitação de registro de suas candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral.

# Para alguns pleiteantes a cargos públicos agora é dedicar-se inteiramente à procura dos eleitores, para outros nem tanto.

# Aqueles que têm enroscos com a Justiça terão que reverter a situação adversa.

# A partir de agora, também, já é possível fazer a propaganda política.

# Quem quiser já pode “botar a banda na rua”.

# O horário eleitoral começa a partir de 26 deste mês, sexta feira da próxima semana.

Coisa & Tal

O Dia dos Pais não poderia ter sido pior para os torcedores do Corinthians. Perder para o Grêmio por 3 a 0 logo de manhã atrapalhou o almoço de muita gente. O Timão está fora do G4. Pior ainda que o Palmeiras venceu o Atlético no Paraná e abriu uma bela diferença de pontos na liderança. O que consola é que tudo pode mudar. Pode?

Entre aspas

Manchete de ontem do jornal paulistano Metro sobre o feito de Usain Bolt na prova de 100m:

– Viu o Bolt?

HOJE NA HISTÓRIA

NO DIA 16 DE AGOSTO de 1746 nascia Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Em 1977 morria o cantor Elvis Presley. Em 1992 movimentos se protesto se espalharam por todo o país pedindo a saída do presidente Fernando Collor. Em Votuporanga, em 1996, era inaugurado, durante a administração do prefeito Pedro Stefanelli Filho, o Museu Histórico Edward Coruripe Costa. Em Votuporanga acontecia, em 1965, o primeiro voo solo do Aeroclube de Votuporanga. Aniversaria hoje a cidade de Guarani D’Oeste.

 

Além disso, verifique

Supremo de verdade ou puxadinho das forças corruptas?

Por Luiz Flávio Gomes – O senador Aécio Neves (cacique e presidente afastado do degenerado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.