Powered by free wordpress themes

Home / Opinião / Ponto de Vista: A.C. de Camargo

Powered by free wordpress themes

Ponto de Vista: A.C. de Camargo

Começa hoje, finalmente, a propaganda eleitoral, que é apelidada de gratuita, mas que de graça nada tem. Aliás, é com certeza o item mais caro das campanhas eleitorais, ou pelo menos era, principalmente pelos altos custos representados pela produção dos programas. Talvez neste ano a coisa mude um pouco de figura, porque a grana anda curta e os dirigentes de partidos têm medo de se expor em demasia.

E mais

# Mas, as novidades não param por aí, a começar pelo tempo de duração dos programas, agora apenas 20 minutos diários, divididos em dois períodos de dez.

# E também o fato de os candidatos a vereador não disporem mais de programas, ficando apenas com inserções diárias de 30 segundos.

# O controle de gastos está por demais rigoroso, tanto assim que a distribuição dos famosos santinhos diminuiu consideravelmente e a contratação de cabos eleitorais idem.

# Para os atuais detentores de cargos nas câmaras municipais o impacto é menor, porque na busca pela reeleição eles se valem do fato de serem mais conhecidos.

# Para os novatos, porém, aqueles que vão a busca do primeiro mandato, tudo se torna mais difícil.

# Não será surpresa, no final, se o índice de renovação nas casas legislativas se fizer menor.

Política

# Em se falando de câmaras municipais, cinco sessões ordinárias vão ser realizadas em Votuporanga até o dia das eleições.

# Aqueles que esperavam debates mais acalorados durante a realização das reuniões das segundas feiras estão certamente surpresos.

# Alguns poucos vereadores, na verdade os mesmos de sempre, mantém discursos contendo críticas, mas a maioria tem abrandado o teor de seus pronunciamentos.

# Ainda sobre os vereadores, vale observar que se a eleição para prefeito fosse por votação indireta, nem haveria necessidade de campanha.

# O candidato João Dado (SDD) teria sua eleição garantida com folgadíssima vantagem.

# É que, dos 15 atuais vereadores, só dois não votariam nele, Osvaldo Carvalho (PMDB), seu adversário e Jura, do PT, que não o apoia.

# Mas, como a disputa pelos votos é perante a massa de eleitores, a situação fica indefinida e o campo está totalmente aberto para todos os pretendentes, inclusive para Roberto Lamparina (Psol), que deve ser encarado com todo o respeito.

Coisa & Tal

Os aposentados do INSS poderão ter reajuste de 7,5% a partir de janeiro do ano que vem. É o que está contido no texto-base da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2017, aprovado nesta semana pelo Congresso Nacional. Com isso, o salário mínimo e o piso dos benefícios do INSS deverão subir para R$ 946 e o teto das aposentadorias, para R$ 5.579. Pode não ser o esperado, mas é o que o governo alega poder fazer.

Entre aspas

Ânimos exaltados, troca de acusações, tudo isso fez parte ontem pela manhã na abertura da fase conclusiva do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado:

– Qual a moral desse Senado para julgar a presidenta da República? Qual é a moral que tem os senadores aqui para dizer que ela é culpada, para cassar? Quero saber. Qual é a moral que vocês têm? – Senadora Gleisi Hoffman (PT-PR).

 

– Se a senadora Gleisi discorda de algum integrante aqui deste Senado, que ela acuse. Agora, não pode generalizar. Senador Lasier Martins (PDT-RS).

HOJE NA HISTÓRIA

NO DIA 26 DE AGOSTO de 1934 era fundada a Sociedade Esportiva Palmeiras, com o nome inicial de Palestra Itália. Em 1954 era sepultado em São Borja, no Rio Grande do Sul, o corpo de Getúlio Vargas. Em 1978 era eleito papa o cardeal italiano Albino Luciani, adotando o nome de João Paulo I. Seu papado durou apenas 33 dias. Comemora-se hoje o Dia da Igualdade da Mulher.

Além disso, verifique

Perguntas

Orlando Ribeiro*Não, não estarei escrevendo sobre política (embora, tudo seja, de certa forma, política). Mas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.