Powered by free wordpress themes

Home / Saúde / Dia 2 de abril: Dia da Conscientização do Autismo

Powered by free wordpress themes

Dia 2 de abril: Dia da Conscientização do Autismo

A data, celebrada hoje em todo o mundo, terá atividades especiais em Votuporanga, elaboradas pelo Recanto Tia Marlene

 

Hoje, dia 2 de abril, é comemorado o dia mundial da Conscientização do Autismo, decretado pela ONU (Organização Nações Unidas). O autismo é um transtorno do desenvolvimento que se manifesta na infância e afeta três áreas importantes (a comunicação, interação e o comportamento). E algumas crianças autistas, frequentemente, apresentam dificuldades motoras e sensoriais.

O disturbio vai desde casos muito leves, com características distintas, até casos graves, como pessoas que vão precisar de auxílio durante toda a vida. É importante saber que, assim como não há uma pessoa igual à outra, não há autista igual ao outro. Cada um tem suas fortalezas, potencialidades e suas áreas a desenvolver.

O Autismo ainda não tem cura, mas existe tratamento através de: neuropediatra, psiquiatra, psicologia comportamental, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicopedagogia e atividade física. A criança que for submetida a tratamento adequado tem uma melhora significativa ao longo dos anos, podendo, inclusive ter uma vida independente.

Afupace

Em Votuporanga, o Recanto Tia Marlene atende crianças com diferentes graus de autismo. A instituição filantrópica foi fundada no ano de 1996 e é subsidiada parcialmente por órgãos públicos federais, estaduais, municipais e por eventos promocionais, além do auxílio da comunidade, através de contribuições mensais.

Atualmente, a entidade atende crianças, adolescentes, jovens e adultos autistas e ou com deficiências intelectuais e múltiplas. O trabalho é desenvolvido de forma individual, com métodos alternativos respeitando as limitações de cada um.

Além da escola de educação especial, a Afupace tem também o projeto Criando Asas, desde julho 2002, voltado para crianças de 0 a 6 anos e 11 meses, com deficiência e ou dificuldades de aprendizagem e comportamental.  O objetivo do projeto é propiciar a estimulação precoce psicossocial centrada no lúdico, na perspectiva de sua inclusão social.

A Afupace conta com uma equipe multidisciplinar com educadores especialistas, educador físico, fisioterapia, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, psicóloga e outros. O recanto fica localizado na Rua Dirceu Esteves Garcia, 2497, Jd. Palmeiras I, telefone (17) 3046-3248/3046-4039.

 

 

Além disso, verifique

Santa Casa oferece oficinas na Semana do Bebê

A Santa Casa de Votuporanga acredita que conhecimento faz a diferença na saúde e qualidade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.