Powered by free wordpress themes

Home / Educação / 9 dicas para quem trabalha em casa

Powered by free wordpress themes

9 dicas para quem trabalha em casa

Não pegar trânsito, acordar mais tarde, ficar mais tempo com a família, não tirar o pijama, fazer longos intervalos para assistir à televisão, responder os e-mails sentado no sofá… Poder trabalhar em casa é ter o emprego dos sonhos, não é mesmo? Sim e não. A família e o trânsito são dois pontos positivos, mas se você pensa no home office com os outros pontos que citamos, pode ser um perigo para a sua produtividade, tornando-se uma cilada.

É preciso aproveitar as vantagens com cuidado e bom senso para não perder a produtividade e o profissionalismo.

Como fazer o home office dar certo

  1. Escolha um local

É muito importante não confundir conforto com falta de profissionalismo. Por isso, o local de trabalho deve ser muito bem escolhido, de preferência fazendo uma boa separação da casa e do trabalho. Escolha um lugar silencioso, bem iluminado e adequado para trabalhar. Nem pense em usar a cama.

  1. Cumpra seu horário

Procure estabelecer um horário fixo de trabalho e se esforce para cumprir as tarefas dentro desse prazo. Por mais que você esteja em casa, é importante criar uma rotina para garantir a produtividade, caso contrário, o home office pode ser bem estressante.

  1. Use uma roupa certa

Você não sai de casa, mas tem compromissos profissionais a cumprir, portanto, evite trabalhar de pijama. Não é preciso colocar uma roupa social, mas só de trocar o vestuário já tira aquela cara de domingo preguiçoso.

  1. Evite interferências

Se você não precisa da TV para trabalhar, evite tê-la no ambiente de trabalho. Também é importante não abusar das distrações na internet e nas redes sociais.

  1. Converse com seus familiares

Quem tem família em casa, precisa tomar cuidado. Converse com todos e explique que você está em casa, mas está trabalhando e, por isso, seu espaço precisa ser respeitado. Se necessário, passe o dia com a porta fechada para se concentrar melhor.

  1. Seja profissional

Tente se referir ao ambiente de trabalho como escritório, e não casa. Por mais que as pessoas saibam que você é um home officer, manter o profissionalismo é fundamental.

Como montar um home office produtivo

  1. Espaço

Vamos falar do espaço mais uma vez, pois ele é muito importante no home office. Se a sua casa tiver um cômodo vazio, ótimo. É só montar se escritório ali mesmo.

Mas, mesmo se a sua realidade for mais limitada, é possível montar um espaço mais reduzido utilizando uma das paredes do quarto ou da sala. Nesse caso, opte por fazer uma bancada que seja estreita na largura e longa no comprimento.

  1. Cadeiras

Essa é uma escolha que deve ser feita com muito cuidado, pois uma opção errada pode causar desconforto e arruinar a produtividade.

Uma boa opção para quem vai ficar muito sentado seria uma cadeira com rodinhas e apoio para os braços, como a cadeira gamer. Economizar nesse item pode ser uma péssima ideia a longo prazo, então, procure escolher pelo conforto e pela mobilidade.

  1. Luz

A iluminação também tem uma importância determinante, pois uma luz inadequada pode causar preguiça e, até mesmo, dificuldade de concentração. Afinal, a luz de uma casa não é projetada especificamente para o trabalho.

Tente aproveitar a claridade natural, mas evitando criar reflexo ou sombra demais na mesa. E, quando necessário, utilize pontos de luz ou luminárias acima da mesa.

 

Além disso, verifique

A criança pode ensinar

José Renato Nalini – Quando se assiste a uma notícia de que na cidade de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *