Powered by free wordpress themes

Home / Educação / 9 dicas para quem trabalha em casa

Powered by free wordpress themes

9 dicas para quem trabalha em casa

Não pegar trânsito, acordar mais tarde, ficar mais tempo com a família, não tirar o pijama, fazer longos intervalos para assistir à televisão, responder os e-mails sentado no sofá… Poder trabalhar em casa é ter o emprego dos sonhos, não é mesmo? Sim e não. A família e o trânsito são dois pontos positivos, mas se você pensa no home office com os outros pontos que citamos, pode ser um perigo para a sua produtividade, tornando-se uma cilada.

É preciso aproveitar as vantagens com cuidado e bom senso para não perder a produtividade e o profissionalismo.

Como fazer o home office dar certo

  1. Escolha um local

É muito importante não confundir conforto com falta de profissionalismo. Por isso, o local de trabalho deve ser muito bem escolhido, de preferência fazendo uma boa separação da casa e do trabalho. Escolha um lugar silencioso, bem iluminado e adequado para trabalhar. Nem pense em usar a cama.

  1. Cumpra seu horário

Procure estabelecer um horário fixo de trabalho e se esforce para cumprir as tarefas dentro desse prazo. Por mais que você esteja em casa, é importante criar uma rotina para garantir a produtividade, caso contrário, o home office pode ser bem estressante.

  1. Use uma roupa certa

Você não sai de casa, mas tem compromissos profissionais a cumprir, portanto, evite trabalhar de pijama. Não é preciso colocar uma roupa social, mas só de trocar o vestuário já tira aquela cara de domingo preguiçoso.

  1. Evite interferências

Se você não precisa da TV para trabalhar, evite tê-la no ambiente de trabalho. Também é importante não abusar das distrações na internet e nas redes sociais.

  1. Converse com seus familiares

Quem tem família em casa, precisa tomar cuidado. Converse com todos e explique que você está em casa, mas está trabalhando e, por isso, seu espaço precisa ser respeitado. Se necessário, passe o dia com a porta fechada para se concentrar melhor.

  1. Seja profissional

Tente se referir ao ambiente de trabalho como escritório, e não casa. Por mais que as pessoas saibam que você é um home officer, manter o profissionalismo é fundamental.

Como montar um home office produtivo

  1. Espaço

Vamos falar do espaço mais uma vez, pois ele é muito importante no home office. Se a sua casa tiver um cômodo vazio, ótimo. É só montar se escritório ali mesmo.

Mas, mesmo se a sua realidade for mais limitada, é possível montar um espaço mais reduzido utilizando uma das paredes do quarto ou da sala. Nesse caso, opte por fazer uma bancada que seja estreita na largura e longa no comprimento.

  1. Cadeiras

Essa é uma escolha que deve ser feita com muito cuidado, pois uma opção errada pode causar desconforto e arruinar a produtividade.

Uma boa opção para quem vai ficar muito sentado seria uma cadeira com rodinhas e apoio para os braços, como a cadeira gamer. Economizar nesse item pode ser uma péssima ideia a longo prazo, então, procure escolher pelo conforto e pela mobilidade.

  1. Luz

A iluminação também tem uma importância determinante, pois uma luz inadequada pode causar preguiça e, até mesmo, dificuldade de concentração. Afinal, a luz de uma casa não é projetada especificamente para o trabalho.

Tente aproveitar a claridade natural, mas evitando criar reflexo ou sombra demais na mesa. E, quando necessário, utilize pontos de luz ou luminárias acima da mesa.

 

Além disso, verifique

Inscrições para cursos gratuitos começam 5ª

CTMO/ SENAC     Mais uma oportunidade de geração de emprego e renda promovido pelos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.