Powered by free wordpress themes

Home / Opinião / Rojões, Relógio e 80 anos de Votuporanga

Powered by free wordpress themes

Rojões, Relógio e 80 anos de Votuporanga

  •  João Fidélis –

Este projeto do vereador Chandelly, que propõe a proibição de rojões em nosso município, nos induz a pensar sobre a validade de certas posturas sociais, em especial sobre suas vantagens ou utilidades.

Em princípio o vereador merece nosso aplauso pela coragem de apresentar uma medida inovadora, uma vez que, principalmente em pequenas cidades, deixa-se muitas vezes de propor projetos de interesse da comunidade para não desagradar este ou aquele segmento econômico ou até mesmo organizações religiosas.

Com isso perde-se muitas oportunidades de aperfeiçoamento sociocultural pela inércia do legislativo e executivo.

A pergunta que nos acorre à mente neste caso específico é: que bem traz aos munícipes os rojões?

Se em atentarmos às estatísticas a respeito do número de acidentes advindos deste costume, já seria um fato determinante para a proibição. Ainda temos a poluição sonora, a agressão aos ouvidos da população. Soltar rojões e similares é um desrespeito ao senso crítico pois causa um desconforto emocional, provoca medo e intranquilidade à saúde mental porque é um ruído em alta escala.

Os animais domésticos, por possuírem uma audição, mas aguçada, são as maiores vítimas desta prática de mau gosto e também deveriam ser respeitados nos seus direitos. Por isso rogamos aos nobres vereadores que sejam sensíveis a este projeto.

A propósito do assunto som alto, seria também salutar que a igreja matriz não iniciasse o toque do relógio tão cedo, porque importuna o sono de muitos moradores próximos da região central de Votuporanga.

Nosso bispo poderia se sensibilizar com esta reivindicação, que não tem nenhum caráter de cunho religioso ou linha sectária. É que simplesmente o volume do relógio tem andado muito alto ultimamente e o toque poderia ser a partir das 9 horas.

Em tempo: Votuporanga comemora 80 anos de muito progresso e muitas conquistas a comemorar. Parabéns aos empreendedores e visionários que fizeram esta cidade um modelo de desenvolvimento nacional. Parabéns os que continuam contribuindo para o sucesso do município. Temos muito o que celebrar.

jofideli@gmail.com

Além disso, verifique

Bastidores por A. C. Camargo

Ponto de Vista O prefeito João Dado e sua esposa Mônica fizeram questão de prestigiar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.