Powered by free wordpress themes

Home / Política / Opinião de A. C. Camargo

Powered by free wordpress themes

Opinião de A. C. Camargo

Bastidores

Ponto de Vista

Como já foi dito aqui na coluna nesta semana a reforma política em trâmite no Congresso representa muito pouco daquilo que dela deveria se esperar. Estão ficando de fora muitas medidas que seriam indispensáveis para o aprimoramento da legislação. A maior novidade, pelo que se constata, é a instituição do chamado Distritão, acabando com ao sistema proporcional e garantindo a escolha dos mais votados. Isso vai tirar de cena situações como as de deputados e vereadores que, mesmo com menos votos do que outros chegam às casas parlamentares por obra dos grandes puxadores de votos. Aqui na região temos um exemplo disso, a eleição do deputado federal Fausto Pinato que conseguiu garantir vaga porque do mesmo partido de Celso Russomano, com excelente votação.

 

Novo ânimo

De outro lado, não raro candidatos muito bem votados não garantem lugares na lista de eleitos porque seus partidos não conseguiram sufrágios suficientes para atingir o quociente eleitoral. E aqui cabe um bom exemplo local. O ex-vereador Jura (PT) viveu esse dissabor em três oportunidades. Estava entre os mais votados, mas seu partido esteve muito aquém da condição de lhe garantir vaga na Câmara. Com essa mudança, que vai valer para 2020, Jura certamente ganha ânimo para disputar novamente a eleição.

Devolução

Em cerimônia realizada nesta quinta feira (10) na Câmara Municipal, o presidente Osmair Ferrari passou às mãos do prefeito João Dado um cheque no valor de 250 mil reais, a título de devolução do legislativo, como manda a lei, importância relativa ao primeiro semestre do ano.

Reclamação

Na semana passada foi comentada aqui na coluna a reclamação feita por uma ouvinte do programa Clube Notícias a respeito de alguns problemas atinentes a irregularidades verificadas na sinalização de trânsito nos bairros Sã Cosme e São Damião. No mesmo dia o secretário Jair de Oliveira entrou em contato conosco e prometeu dar solução para essa situação a partir do dia 10 deste mês.

Em andamento

Nesta semana as providências começaram a ser tomadas, conforme o prometido. Em nota à imprensa, a Secretaria informou que para melhorar a fluidez do trânsito e a segurança na região leste da cidade, as ruas Xavantes e Carajás passaram a ter sentido único de direção desde quinta feira, dia 10.

Como ficou

Agora as duas vias tem fluxo único no trecho entre a marginal Nasser Marão e a Rua Deocléssio Lasso. A Rua Xavantes passou a aceitar tráfego de veículos no sentido centro/bairro, enquanto a Carajás possibilita apenas o fluxo na direção bairro/centro. Falta agora a sinalização das vias públicas dos dois bairros.

Coisa & Tal

Esses não se emendam. Dentro da proposta de reforma eleitoral está incluída a formação de um fundo especial de R$3,6 bi para custeio das campanhas. E no Rio, que não paga os salários de seus servidores, o governador Pezão quer mais conforto em suas deslocações. Quer contratar um serviço de taxi aéreo caríssimo para seus voos domésticos. São mesmo uns caras de pau.

Entre aspas

Do presidente da Câmara Municipal ao devolver recursos para a Prefeitura:

2-1

FOTO

LEG: – É uma grande economia feita nos cofres do Legislativo, mesmo com os investimentos realizados, ainda devolvemos esse valor. E ao final deste ano, faremos nova entrega de recursos advindos da economia.

Além disso, verifique

Rolandinho Nogueira recebe Voto de Congratulação

Por uma iniciativa do vereador Meidão o empresário de Votuporanga Rolandinho Nogueira recebeu na ultima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.