Powered by free wordpress themes

Home / Opinião / Viver mais e melhor

Powered by free wordpress themes

Viver mais e melhor

  • Olga Balbo Ferreira Fontes –

 

Um dos conselhos mais comuns em geriatria é o de que “se não pode colocar mais anos em sua vida, ponha mais vida em seus anos”.

Colocar vida significa viver mais e melhor. Fala-se tanto em qualidade de vida!      Isso também nos faz lembrar que para se alongar o período vital é necessário que se tenha  condições.

Há fatores que interferem e  abreviam  o  nosso  estágio  por  aqui. Mesmo     por vezes, não é só de nós que depende esse desejo de viver mais e melhor. Porque, até Matusalém um dia teve que partir… O importante é procurar manter viva a chama  do  trabalho, do  otimismo e da vontade  de  servir.

Quando vemos  uma  Rainha Mãe, na Inglaterra, convivendo  elegantemente e amada  pelo  seu  povo, podemos  perceber  que  a  sua  veneranda figura  em  nada  murchou. É a mesma postura, o mesmo sorriso e até o mesmo charme. Poderíamos pensar: também com vida de rainha!!! Não cremos que lhe tenha sido fácil!!!

Essa mulher passou por duas grandes guerras e na  segunda  foi  o  sustentáculo  do  seu  povo. Por isso, até hoje todos a respeitam. Além do que ela assistiu a todos  percalços  da  Família  Real Britânica  e  tudo fez para manter o reino unido.

Se teve mordomias não se  esqueceu das  responsabilidades. E em tudo mostra grande lucidez. Aliás, uma lucidez que põe vida à vida. Porque só se perde vínculo com a família e a sociedade, quando se perde a noção e a clareza das idéias. Por isso os que mais usam o cérebro, tornam-no mais ativo por mais tempo.

Claro que há os privilegiados, mas há os que aproveitaram muito bem a reta final sem se  entregar às marcas do tempo no rosto e no corpo. O ridículo é querer parecer um “brotinho”, quando em tudo há o ar da longevidade. O pior ainda é não reconhecer que idade traz maturidade e mudança nos conceitos.

Viver é aprender. Quando um idoso diz “eu tenho 70 anos, mas penso como alguém de 20”, esse é um retardo. Gente de 70 ou 80 deve ter acrescentado muita experiência e deve usá-la, também, nas palavras.

A sociedade nos cobra comportamentos próprios dos velhos. Há nisso muito preconceito, mas uma certa lógica. A idade tem que nos ensinar a ensinar. Dar exemplo de maior  conhecimento e  fazer  dele não uma arrogante autoridade!!! Evitar conselhos e sim oferecer exemplos. Isso é o que convence!

Quando se fala em um Leonardo da Vinci, de uma cultura incomparável para sua época, não se fala tanto que suas melhores obras aconteceram no final de sua vida longa. Churchil foi o homem que até os noventa, quem o desafiasse, perdia a guerra. Até os 85 a escritora Agatha Christie (a rainha do crime) tramou em suas obras  o máximo de engenhosidade  em  criar  enredos. Hitchcock, até os 80 como mestre de suspense, fez da vida uma grande piada.

Com um rostinho miúdo e com marcas do tempo, Chanel até os 82 não perdeu o charme e não caiu de moda. E até os 88, ninguém melhor do que Chaplin fez o mundo chorar de rir.

E brasileiramente falando, demos palmas à Dercy que com 100 anos criava textos improvisados no palco e apesar da linguagem desbocada sabia ainda colocar o palavrão na hora certa, porque o chulo dos maus humoristas é falar palavras de baixo calão onde não devem.

E de um extremo a outro, vejamos o exemplo de João Paulo II, um homem marcado pelas dificuldades as mais difíceis mas, que foi capaz apoiado numa bengala, de levar ao mundo todo a sua palavra de evangelização, de amor ao próximo e de amor a Deus. Mesmo porque ele ajudava a quem queria servi-lo por mais tempo.

Segundo os especialistas, se quisermos viver mais e melhor, existem algumas coisas que devemos incorporar ao nosso estilo de vida. São elas:

 

1 – Sempre que possível, trabalhe em alguma atividade que lhe dê prazer;

2 – Mantenha sua saúde em dia, ocupando-se de fazer exercícios e caminhadas;

3 – Mesmo na 3ª idade, ainda devemos estabelecer algumas metas e procurar atingi-las;

4 – Pratique atividades mentais variadas para manter seu cérebro sempre ativo;

5 – Cuide de sua aparência pessoal com carinho;

6 – Alimente-se bem!

7 – E, não se esqueça: durma o suficiente para que seu corpo tenha tempo de se refazer das suas atividades diurnas.

 

Não é muito complicado e a observação dessas coisas tão simples podem realmente nos fazer viver mais e melhor!

Além disso, verifique

Bastidores por A. C. Camargo

Ponto de Vista O prefeito João Dado e sua esposa Mônica fizeram questão de prestigiar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.