Powered by free wordpress themes

Home / Saúde / Distúrbios: terapia pode ser indicada para cães

Powered by free wordpress themes

Distúrbios: terapia pode ser indicada para cães

Falta de atividade física, longos períodos de solidão, mimos em excesso e até a ausência de uma figura de liderança em casa são sintomas comuns na rotina de qualquer pet, mas eles podem traumatizar seu cão. Latidos excessivos, fobias, depressão, e síndromes como a Síndrome de Ansiedade de Separação (SAS) requerem tratamento com terapia. Para os cães, porém, terapia nada tem a ver com divã. Existem especialistas para isso.

Pequenas atitudes no dia a dia que passam despercebidas podem ser muito nocivas à saúde mental do seu pet. Ao permitir que o cão ande à frente durante o passeio, por exemplo, você o deixa numa posição de comando, e o incentiva a tornar-se desobediente. O cão sempre procura uma figura mais forte em seu ambiente, que ele associe à liderança da matilha. Para o dono, porém, o cão é um amigo, às vezes um filho a ser mimado, numa relação igualitária – e confusa para seu cachorro. Fique atento: se o cão não vê o dono como líder, ele vai assumir esse papel — o estopim para um comportamento abusivo, hiperativo e muitas vezes até agressivo. A situação inversa também é problemática, quando o cão perde toda a autonomia.

O comportamento do dono deve ser exemplo para o animal, também na hora de enfrentar medos. Então, em vez de aceitar que o pet tem medo de trovão ou tentar niná-lo, o certo é mostrar que não há o que temer. Outro fator importante para manter o equilíbrio na relação com seu pet tem a ver com o gasto de energia do animal. Atividades físicas frequentes são eficientes para amenizar transtornos, como agitação e agressividade.

 

Além disso, verifique

Mais Médicos reabre inscrições para brasileiros

A chamada contempla vagas em 557 municípios de todo o país e estarão abertas até …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.