Powered by free wordpress themes

Home / Cidades / Botar a mão na massa é opção no Sesc Rio Preto

Powered by free wordpress themes

Botar a mão na massa é opção no Sesc Rio Preto

 

Construir um telescópio, um revisteiro de madeira e aprender a usar placas de computador para acender e apagar lâmpadas de led com mini computadores. Este mundo do fazer é explorado no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Rio Preto. Nele, são realizadas atividades como oficinas, cursos, instalações, performances e bate-papos envolvendo as mais diversas práticas, entendidas como tecnologias, com o objetivo de desenvolver as linguagens artísticas e práticas criativas.

A construção de um telescópio amador é a proposta dos encontros do Clube Maker – Práticas de Produção Compartilhada. Neste espaço, um instrutor de tecnologias do Sesc orienta os participantes na construção de um telescópio amador newtonioano com captação de imagens digitais inspirado no projeto Pikon Telescope. Seguindo o estilo fablab, conceito de laboratório de fabricação (Fabrication Laboratory), que propõe a pesquisa e produção, por meio da invenção e da inovação de protótipos com rapidez e baixo custo, os participantes poderão construir, de forma colaborativa, o telescópio. O objeto será feito com peças produzidas em impressora 3D, disponível no Espaço, materiais de baixo custo, um Raspberry e uma Camera Pi. Após a construção, os encontros vão partir para a observação e captação de imagem lunar em espaço aberto no próprio Sesc, lembrando que hoje tem encontro, das 18h às 20h. A participação é gratuita e tem inscrições no local.

Quem prefere trabalhar com madeira tem uma ótima opção em setembro para aprender e praticar: o curso de Marcenaria em que será ensinado a construir um revisteiro vertical. Nos encontros serão abordadas técnicas básicas de marcenaria como corte, perfuração, fixação, montagem e acabamento. Com o uso de ferramentas específicas para madeira, os participantes terão a oportunidade de construir um charmoso revisteiro vertical. E não pense que só quem já pratica a marcenaria que pode participar. Ao final do curso, os alunos levam sua peça para casa. O curso é indicado para pessoas com pouca ou nenhuma experiência anterior com marcenaria. Os encontros acontecem dias 5, 12, 19 e 26, terças, das 19h às 22h. As inscrições estão abertas e custam de R$ 12,00 a R$ 40,00. A atividade não é recomendada para menores de 18 anos.

Voltando ao universo dos computadores, a boa pedida é a oficina de Construções com Raspberry Pi, Arduino e outras Plaquinhas. Os encontros são dedicados à iniciação, descobrimento e experimentação do mundo da programação de computadores, automação e eletrônica básicas. Com abordagens e aplicações práticas serão desenvolvidos mini projetos, como acender e apagar lâmpadas de Led, que ilustram a aplicação de conceitos básicos para uso de computadores como Raspberry Pi e a placa de prototipação rápida, Arduino/Genuino. Os próximos encontros acontecem dias 9 e 23 de setembro, sábados, das 16h às 18h. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local.

 

Além disso, verifique

Momento Holístico – Yoga e espiritualidade

Por Luci Sanches Yoga e espiritualidade Sabemos que o yoga vai além dos ásanas (posturas) …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.