Powered by free wordpress themes

Home / Cidades / Bonsais estão em exposição no Riopreto Shopping

Powered by free wordpress themes

Bonsais estão em exposição no Riopreto Shopping

 

Forma de arte derivada de uma prática chinesa antiga de horticultura, depois reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês, o bonsai é a estrela de uma exposição realizada na Praça III de Eventos do Riopreto Shopping, até o dia 8 de setembro.

O responsável por organizar a mostra é o consultor de empresas Bruno Medeiros. Ele faz parte do Bonsai Clube Rio Preto, uma iniciativa lançada em 2012 por praticantes dessa arte milenar com objetivo de divulgar, formar, desmistificar e incentivar o bonsaísmo em todas as suas formas.

E engana-se quem imagina que essa prática resume-se ao cultivo e cuidado das mais diferentes espécies de árvores em formatos menores. Segundo explica Bruno, o ato do cuidar suscita também inspiração, criação, preceitos e contemplação. Em resumo, é amar o processo mais que o resultado final e ainda estimular o companheirismo, uma vez que uma das regras do bonsaísmo é que o mais experiente deve auxiliar o menos experiente na sua formação e compartilhar suas experiências e conhecimentos com os demais.

“Ninguém é tão grande que não tenha nada a aprender, nem tão pequeno que não tenha nada a ensinar”, é o lema do Bonsai Clube Rio Preto.

O público poderá conferir na exposição preparada para o Riopreto Shooping um pouco das atividades desenvolvidas pelo Bonsai Clube. Além de conhecer variadas espécies, estilos e idades de bonsai – entre 30 e 40 deles estarão expostos -, o público poderá participar de minicursos com dicas e técnicas para cultivo de um bonsai. A criançada terá um cantinho especial no local.

Há diferentes estilos a ser cultivados. Entre eles, o Kabudashi (troncos interligados), que formam troncos agrupados provenientes de um único sistema de raízes; o Sabamiki (madeira morta), estilo que deve passar o conceito visual que a árvore tenha sido partida por impacto natural, como um raio ou deslizamento de terra; o Sokan (tronco duplo), bonsai que desenvolve dois troncos a partir das mesmas raízes, entre outros. Entre as espécies mais comuns estão a figueira, a jabuticabeira, o olmo, a zelkova, a acerola e a pitangueira, além do junípero, de origem oriental.

 

 

Além disso, verifique

Show de Angela Maria é adiado para o dia 28

Apresentação da cantora acontecerá no próximo sábado no FLIV 2017; Projeto Sinfônico da Escola Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.