Powered by free wordpress themes

Home / Opinião / Use o passado a seu favor

Powered by free wordpress themes

Use o passado a seu favor

por Olga Balbo Ferreira Fontes –

 

 

Há um ditado que diz: “A única coisa constante na vida é a mudança.” De fato, tudo que nos cerca muda constantemente! Conforme vivemos, as pessoas que conhecemos mudam, as coisas que vemos já são mais as mesmas e até as nossas emoções nunca permanecem as mesmas. Aliás, neste mundo confuso, nada é permanente a não ser a própria mudança.

Tudo na vida vai e vem, mas há uma coisa que nunca se altera: o passado. No dicionário ele é definido como sendo algo que está acabado, completo, e que já não está mais na existência. São coisas como palavras pronunciadas, oportunidades que foram ignoradas e eventos que há muito tempo aconteceram. Também pode ser algo ou alguém que simplesmente nunca mais podemos ter de volta da mesma forma que tivemos…

E, no que diz respeito aos assuntos do coração, quem não passou pela experiência de uma separação ou pela perda de um grande amor? Certamente todos nós já sentimos na pele esses sentimentos de dor e mágoa. Também podemos sofrer por outras coisas ou circunstâncias desconhecidas como por exemplo: promessas e esperanças que tínhamos e que de alguma forma não se tornaram realidade, coisas que simplesmente caíram num vazio e foi seguido por um período de muita tristeza e desilusão.  Geralmente quando algo assim nos acontece, ficamos deprimidos e optamos por nos isolar na miséria e solidão.

Inicialmente, isto pode ser até normal, algo assim como um mecanismo de enfrentamento que usamos como forma de diminuir a dor, mas que ao longo do tempo precisam ser sentimentos bem administrados para não evoluir e não se tornar problemas psicológicos sérios, como: fobia social, ataques de pânico, insônias, ansiedade, depressão. Os temíveis e terríveis males da alma que muitas vezes podem até nos levar a morte. Pessoas que vivem constantemente assim, não conseguem se desprender e aprender com o passado, simplesmente continuam presas para sempre aquele momento ruim.

A vida é muito dinâmica e a todo momento nos surpreende, nem sempre serão com coisas boas e agradáveis. É bem provável que você também tenha passado por grandes sofrimentos, pois a vida é mesmo assim, não poupa ninguém! O importante é querer voltar a ser feliz. Para isso existe apenas duas escolhas: ou você aprende com o que lhe sucedeu, ou vive infeliz com isso para o resto de sua vida.

Para aprender com o passado é necessário ter muita força de vontade, humildade e coragem para aceitar o fato de que algumas coisas que disse ou fez não foi a melhor escolha, que as coisas deram errado porque em alguma altura da sua vida enveredou por caminhos inadequados e eventualmente cometeu alguns erros.

Triste? Sim, demais! Mas, não se culpe tanto, apenas aprenda com os erros, afinal de contas a vida não é uma estrada tranquila por onde podemos sempre caminhar calmamente. Ela tem voltas e reviravoltas que podem nos enganar e confundir.  O importante é lembrar que enquanto houver vida, há esperança e é perfeitamente possível ser feliz novamente.  Se não podemos apagar o que está feito, por outro lado, as coisas do passado só podem afetar o seu presente, se você deixar que isso aconteça. Então, pergunte a si mesmo:

– Eu prefiro viver no passado ou no presente? E então, por você mesmo, faça a escolha certa desta vez, seja feliz!

 

Além disso, verifique

Bastidores por A. C. Camargo

Ponto de Vista O prefeito João Dado e sua esposa Mônica fizeram questão de prestigiar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.