Powered by free wordpress themes

Home / Memória / História: O primeiro Trator Brasileiro

Powered by free wordpress themes

História: O primeiro Trator Brasileiro

“A produção do primeiro trator nacional foi iniciada em 1960, sendo que coube à Ford Motor do Brasil S.A. a apresentação do 1º trator brasileiro, cujo lançamento se deu a 09/12/1960, em solenidade especial.”

“Nesse mesmo ano de 1960, segundo a A.N.F.A.V.E.A., foram produzidos no país, 37 unidades. No ano seguinte, a produção nacional de tratores se elevou a 2.466 e, em 1962, o número de tratores atingiu a marca de 11.092 unidades. Em 1963 e 1964, os recordes de produção foram quebrados, alcançando as cifras de 22.110 e 33.399 unidades respectivamente, sendo que em 1964, os dados se referiam até o mês de Outubro.”

– Até o final dos anos 50 e início dos anos 60, todos os tratores vendidos no Brasil eram importados. A produção de um trator no país começou a tomar forma na década de 60, com a implantação de empresas estrangeiras por aqui, e o encarecimento do produto importado.

– Mas por coincidência, por correria das grandes montadoras também, na mesma época três grandes marcas iniciaram a produção de tratores no país, sendo elas: a Ford com seu famoso 8 – BR Diesel, a Massey-Ferguson com seu famoso MF 50 ou cinquentinha, e a Valmet com o também famoso Valmet 360.

Votuporanga chegou a ter concessionárias da Ford Tratores, do Sr. Nilson Baracati de Fernandópolis e a Valmet nas extintas empresas do saudoso Gabriel Jabur. Hoje apenas a Massey Fergunson continua ativa.

No auge da diversificação da agricultura implantada pelo prefeito Nabuco (1969/1964) muitas máquinas foram vendidas para trabalhar nas lavouras de café, algodão, milho, maracujá, bicho-da-seda (amoreiras), laranja, etc. Abaixo fotos dos primeiro tratores brasileiros e anúncios de máquinas exóticas que foram trazidas pro Brasil.

 

 

 

Trator Ford 8-BR Diesel

 

A Massey rapidamente tornou-se o maior fabricante brasileiro de tratores, já em 1965 produzindo a 10.000ª unidade; o modelo fotografado é o MF 50X.

 

Segundo trator agrícola brasileiro, o Valmet 360-D foi lançado no final de 1960, dias depois do Ford 8 BR

 

 

 

Além disso, verifique

Turma dos anos 80

Em época de Whatsapp e Facebook ficou fácil pros velhos amigos se encontrarem e essa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.