Powered by free wordpress themes

Home / Destaque / Modernidade: Escritório de advocacia implanta sistema de audiência por videoconferência

Powered by free wordpress themes

Modernidade: Escritório de advocacia implanta sistema de audiência por videoconferência

 

 Sala de videoconferência montada no escritório de Advocacia “José Antônio Carvalho da Silva”> Transmissão de audiência trabalhista em tempo real.  O cliente do escritório entre os advogados Claudia Diez Andrade e Franklin Alves Branco (foto Danilo Camargo)

 

Danilo Camargo –

Eliminar tempo ocioso no processo trabalhista, diminuir custos e a movimentação desnecessária de pessoas são alguns dos motivos considerados pelos Tribunais Regionais do Trabalho dos estados de São Paulo e Goiás para utilizar o sistema de audiência por videoconferência desde o começo do mês de agosto. Votuporanga entrou nessa modernidade na amanhã de ontem, após o escritório de Advocacia “José Antônio Carvalho da Silva” viabilizar tecnicamente uma estrutura de transmissão on line.

Ontem, pela primeira vez os advogados Claudia Diez Andrade e Franklin Alves Branco realizaram uma audiência por videoconferência de um processo trabalhista que corre na cidade de Jataí (GO), município que fica a 460 quilômetros de Votuporanga. A transmissão foi realizada com som e imagem em tempo real.

O escritório é pioneiro na região, segundo informa a advogada trabalhista Claudia. Em São Paulo, capital, o sistema foi implantado em fóruns regionais da Zona Leste e Zona Sul, por enquanto. Em Goiás, o sistema começou a ser instalado pelo interior do estado e a Vara de Trabalho de Jataí foi uma das contempladas.

A reportagem acompanhou nesta quarta-feira a audiência que pontualmente começou às 8h. Participaram de Votuporanga os advogados trabalhistas Claudia e Franklin, que acompanharam o cliente que tenta ser ressarcido por meio de uma ação trabalhista na cidade de Aporé (GO), entretanto a audiência com videoconferência se deu no Fórum Trabalhista de Jataí.

Um pouco antes das 8 horas os equipamentos foram ligados e os advogados aguardaram um sinal on line do Fórum de Jataí. A audiência transcorreu normalmente em tempo real e não trouxe, aos advogados e ao cliente economia de tempo com viagens e de custos com acomodações, refeições, etc.

A iniciativa, que partiu do Supremo Tribunal Federal, trouxe inúmeros benefícios a Justiça Trabalhista, pois a economia de tempo é fator primordial ao andamento das ações. Para a advogada Claudia Andrade ficou muito pratico trabalhar, mas a decisão ao acolhimento ou não do pedido de uma audiência por meio de videoconferência, será sempre proferida pelo juízo processante que escolherá o dia e o horário para o agendamento em sistema próprio, que é disponibilizado pelo setor de Tecnologia de Informações dos Tribunais.

A audiência realizada por essa modalidade não resulta na gravação de sons e imagens, apenas permite a transmissão simultânea, sendo necessária a ata da audiência como documento oficial e meio exclusivo de prova.

“No interior de São Paulo somos pioneiros em adotar esse sistema. A empresa de advocacia “José Antonio Carvalho da Silva” possui ações trabalhistas em todo o território nacional e para nós e nossos clientes agiliza nosso trabalho, além de trazer conforto e custos reduzidos. Esses dias estive com um cliente numa audiência em Florianópolis (SC), foram 3 dias entre ir e voltar da audiência, isso sem comentar as despesas decorrente da viagem”, esclarece a advogada

Outras finalidades

Em Goiás e em São Paulo o sistema de videoconferência também está sendo utilizado para sessões das correições, sem prejuízo da participação direta dos magistrados, servidores, advogados, partes e interessados na prestação jurisdicional.

Vídeo Conferência

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (STIC) que está implementando os equipamentos necessários para a realização de videoconferências (codificadores/decodificadores de áudio e vídeo, denominados de codecs, e aparelhos televisores. A ideia do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) será expandir o sistema por todo o Brasil.

 

 

Além disso, verifique

Deputado Carlão Pignatari e lideranças de Nhandeara reivindicam regularização de assentamento rural

Objetivo é beneficiar famílias que residem nas áreas e aguardam os títulos de propriedade Da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.