Powered by free wordpress themes

Home / Memória / Chevrolet Bel Air 1956 e o Cine Votuporanga

Powered by free wordpress themes

Chevrolet Bel Air 1956 e o Cine Votuporanga

 

 

 

 

 

 

Esta belíssima edificação do Cine Votuporanga, tendo a sua direita o Restaurante Paramount, obras realizadas pelo construtor Manoel Matta. Ele era um homem visionário e trouxe o primeiro cinema para Votuporanga, arrendado pouco depois, mas manteve o seu restaurante sob o seu comando.  Mané Matta foi também responsável pela construção das casas da Vila Lions, que se tornaria Vila Paes.

Mas o que encanta mesmo nesta foto é este belíssimo Chevrolet Bel Air de 1956, um autentico clássico americano, o queridinho da América. E fica aquela pergunta, de quem seria essa joia preciosa? Ter um automóvel desses naquela época era somente para aqueles que estavam com o caixa recheado. Se alguém souber passe a dica que colocaremos na semana que vem.

 

 

 

Sebastião Almeida de Oliveira foi responsável pelo nome dado a nossa cidade: Votuporanga

 

Essa imagem é de 1927 e está publicada no álbum da Comarca de Rio Preto

Sebastião Almeida de Oliveira ganhou em meados de 1937 um concurso que determinaria o nome do mais novo vilarejo que estava por nascer aqui no sertão noroeste. Como cartorário em Tanabi, era ele quem media as terras para futuros registros. Sebastião tinha vários talentos e entre eles, um se destacou: foi um exímio historiador e autor de vários livros sobre a história da região.

Consta em um desses livros que numa andança dele por essas paragens, montado num cavalo, encontrou uma placa carcomida pelo tempo e abandonada no meio mato, e nela estava escrito: Fazenda Votuporanga. Ele como um profundo estudioso foi pesquisar o que significava a palavra Votuporanga na língua indígena Tupi Guarani e descobriu que ´Votu´ era brisas e ´Poranga´ suaves -Brisas Suaves. O concurso para a escolha do nome já estava prestes a acontecer e ele entrou com o nome e foi vitorioso.

História de Votuporanga

Votuporanga foi fundada no dia 08 de agosto de 1937. A história do município está ligada ao ciclo econômico do café. A cidade nasceu de um empreendimento da Theodor Wille & Cia Ltda., representada por Carlos Helving e Guilherme Von Trumbach. Nos anos 30, a empresa de origem alemã, com sede em Santos e proprietária de terras no chamado “Sertão de São José do Rio Preto” ou “Sertão Tanabiense”, colocou à venda 12 mil alqueires de uma gleba denominada Marinheiro de Cima.

 

Essas são as primeiras casas de Votuporanga e entre os seus primeiros moradores constam: Sebastião Braga, Antonio Marin, José Abdo, João Batista Budim, Germano Robach, Guinter Schamall, Brás Vita, Família Marão, João Batista González, Manoel Ramalho Matta, Germano Pernica, Francisco de Souza, Wolfram Wehinger, Cristian Waidermann entre outros.

 

 

 

 

 

 

Além disso, verifique

Piscina Olímpica do Votuporanga Clube

Uma obra única, uma piscina olímpica de 25 metros de comprimento, por 12.5 de largura. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.