Powered by free wordpress themes

Home / Saúde / Simpósio sobre Distrofia Muscular será neste sábado

Powered by free wordpress themes

Simpósio sobre Distrofia Muscular será neste sábado

O curso de Medicina da Unifev promoverá, em parceria com o Grupo Setembro Branco e a Versátil Consultoria e Assessoria Empresarial, o Simpósio Regional sobre Distrofia Muscular. O evento será realizado neste sábado (dia 11), a partir das 8h30, no Centro de Eventos do Sindicato Rural de Votuporanga.

 

A atividade, gratuita e aberta ao público em geral, contará com a presença de profissionais renomados de todo o País. O objetivo é informar os participantes sobre os tipos de diagnóstico e as formas de tratamento da doença.

 

Os interessados devem se inscrever até hoje, no site da Unifev, pelo link www.unifev.edu.br/simposiodistrofiamuscular. Além do cadastro prévio, os organizadores estão solicitando a doação de um litro de leite longa vida ou um litro de óleo de cozinha. Os itens arrecadados serão entregues, posteriormente, à Santa Casa de Votuporanga.

 

Programação

O evento terá início com a médica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutorada em pós-graduação em Neurologia, Dra. Maria Bernadete Dutra Resende. Ela irá discorrer sobre “Avanços clínicos e tratamento de distrofia Duchenne e Becker”.

Na sequência, os conceitos, diagnóstico e apresentação clínica com correlação da atuação multidisciplinar serão abordados pelo Dr. Adolfo Marcondes Amaral Neto, médico neurologista formado pela Faculdade de Medicina de Santos.

O paciente Walisson de Oliveira Lima, de 21 anos, dará o seu depoimento no evento. Ele foi diagnosticado com a doença quando tinha nove anos.

No período da tarde, a fisioterapeuta Dra. Simone Andrade falará sobre pneumologia respiratória de Duchenne e Becker. Após a palestra, a médica fisiatra com título de especialista da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, Dra. Claudia Susana Mantovani, destacará os desafios da reabilitação de pacientes com miopatias.

Apoio

A capacitação tem apoio da Prefeitura de Votuporanga, Unifev, Branco & Cia, Wise Up, Lumiar, PTC Therapeutics, Vile Hotel Gramadão e PC Note Mais. Uma das organizadoras Sebastiana Maria de Oliveira (conhecida como Tiana) ressaltou a grandiosidade do evento. “São palestrantes que nunca estiveram em Votuporanga e profissionais que atuam diretamente com pacientes de todo o Brasil, incluindo a nossa cidade e região”, disse.

A iniciativa surgiu de uma experiência pessoal. “Mães com filhos de distrofia me disseram sobre a disponibilidade da Dra. Bernadete e sua equipe virem a nossa região para palestras, como atuei por 14 anos na área da pessoa com deficiência, foi quando conheci o Walisson e Tiana. Não tivemos dúvidas em oferecer a nossa cidade para como local deste evento visando a promoção de troca de conhecimentos sobre distrofia, para que os profissionais possam identifica-la precocemente e realizar os encaminhamentos necessárias”, afirmou Ana Cristina Cardana, Assistente Social da empresa Versátil Consultoria e Assessoria Empresarial. “Não podemos deixar de agradecer a Dra Regina Chieiri que convidou sua colega Dra. Claudia Susana Mantovani para palestrar em nosso evento”.

Participantes

O simpósio destina-se a profissionais da saúde, educação, assistência social dentre outras (médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais; pedagogos, educador físico, pesquisadores da área, graduandos, pós graduandos) bem como familiares.

Cidades convidadas

Adolfo, Álvares Florence, Américo de Campos, Aparecida D´Oeste, Ariranha, Aspásia, Bady Bassit, Bálsamo, Cardoso, Catanduva, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Elisiário, Embaúba, Estrela D´Oeste, Fernandópolis, Fernando Prestes, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Guapiaçu, Guarani D´ Oeste, Ibirá, Icém, Indiaporã, Ipiguá, Irapuã, Itajobi, Jaci, Jales, José Bonifácio, Macaubal, Macedônia, Magda, Marapoama, Marinópolis, Mendonça, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Mirassol, Mirassolândia, Monções, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nipoã, Nova Aliança, Nova Canaã Paulista, Nova Granada, Novais, Novo Horizonte, Onda Verde, Orindiúva, Ouroeste, Palestina, Palmares Paulista, Palmeira D´ Oeste, Paraíso, Paranapuã, Parisi, Paulo de Faria, Pedranópolis, Pindorama, Pirangi, Planalto, Poloni, Pontalinda, Pontes Gestal, Populina, Potirendaba, Riolândia, Rubinéia, Sales, Santa Adélia, Santa Albertina, Santa Clara D´ Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D´ Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, São José do Rio Preto, Sebastianópolis do Sul, Tabapuã, Tanabi, Três Fronteiras, Turmalina, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urânia, Urupês, Valentim Gentil, Vitória Brasil, Votuporanga e Zacarias.

Além disso, verifique

Unifev e Santa Casa abrem inscrições para Residência

Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Médica (PRM) da Santa Casa de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.