Powered by free wordpress themes

Home / Saúde / Como gastar seu 13º com sabedoria

Powered by free wordpress themes

Como gastar seu 13º com sabedoria

 

O 13º foi instituído no Brasil em 1962 como uma renda complementar no fim de ano para que o trabalhador pudesse custear as festas, comprar presentes e antecipar despesas extras – por isso, também é chamado de “gratificação natalina”. Este adicional pode ser usado para diversas finalidades, como, por exemplo, as listadas a seguir:

 

Despesas futuras

O ano começa com uma infinidade de contas extras somadas às fixas: IPTU, IPVA, uniforme e material escolar, por exemplo. Ter uma reserva para arcar com estes valores é muito importante para não desequilibrar as finanças logo no início do ano.

 

Consumo de bens

Este é um bom momento para a aquisição de bens de consumo duráveis, que costumam ser adquiridos em muitas prestações, mas podem ser encontrados facilmente em promoções quando negociados à vista. Desta forma, uma geladeira em promoção, por exemplo, não tomará todo o seu salário extra, possibilitando a compra de outros bens.

 

Pagamento de dívidas

Quem tem muitas contas atrasadas ou com taxas de juros muito altas deve considerar separar parte do 13º para quitá-las e começar o ano com a vida financeira mais tranquila. É aconselhável dar prioridade às dívidas no crédito rotativo, cartão ou cheque especial para evitar as taxas altíssimas.

 

Poupança ou investimento

Criar uma reserva de emergência é fundamental. Para quem está de olho em rendimentos e busca algo acima dos 8% ao ano (em média) que a poupança oferece, pode considerar outras opções, como Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letra de Crédito Agrícola (LCA) e Título do Tesouro Direto, que rendem em torno de 8,5% ao ano e possuem melhores retornos se aplicados a prazos maiores.

 

Lazer

O dinheiro do 13º é uma boa oportunidade para gastos em viagens e celebrações, itens considerados indispensáveis para harmonia, equilíbrio emocional e social da família. Porém, os gastos devem ser bem administrados para que não contribuam para iniciar um ciclo de dívidas.

Além disso, verifique

Aprevo homenageia pais em tratamento de diálise

Serão entregues 150 presentes para os pacientes, como demonstração de carinho e amor O Dia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.