Powered by free wordpress themes

Home / Saúde / Encontro de Famílias Grávidas será nesta quinta

Powered by free wordpress themes

Encontro de Famílias Grávidas será nesta quinta

 

 

 

Tema será “Assistência de doula no trabalho de parto”; evento tem início às 19h30, na Sala de Treinamentos II

 

Nesta quinta-feira (25/1), o Encontro de Famílias, promovido pela Santa Casa de Votuporanga e SanSaúde, inicia o calendário de atividades de 2018. O evento terá como tema “Assistência de doula no trabalho de parto” a partir das 19h30, na Sala de Treinamentos II do Hospital.

A doula da Instituição, Arlete Mendes, será a convidada especial para o bate-papo. Arlete atua há anos na função e sabe como conduzir a gestante para que o procedimento seja feito de forma mais humanizada possível. “Cada nascimento que participei é diferente, especial. Deixamos o parto fluir da maneira em que o bebê e a mamãe desejam, oferecendo suporte emocional por meio da presença contínua ao lado da grávida, provendo encorajamento e tranquilidade, com muito carinho e palavras de reafirmação e apoio”, disse.

A profissional fornece medidas de conforto físico através de massagens, relaxamentos, técnicas de respiração, banhos e sugestão de posições e movimentações que auxiliem o progresso do trabalho de parto e diminuição da dor e desconforto.

Mas engana-se quem acha que a doula atua apenas no procedimento. O serviço desta assessora começa antes do nascimento do bebê, com encontros para conhecer a mamãe e informá-la sobre as etapas do trabalho, preparação do períneo e muito mais.  A atuação continua após a chegada do novo membro da família, tirando dúvidas sobre o início da amamentação e conversando sobre a experiência. “Damos total atenção à mulher tanto ao longo da gestação quanto na hora do procedimento – em alguns casos, no momento do ainda desconhecido puerpério, que é o período pós-parto, quando a nova mãe precisa de total atenção e carinho, mas, muitas vezes, acaba enfrentando solidão e medo”, afirmou.

O coordenador do Encontro, Rodrigo Ribeiro, destacou que a Santa Casa valoriza a atuação da doula inclusive em partos do Sistema Único de Saúde (SUS). “Ela oferece conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e físico. Além disso, incentivando o parto normal humanizado, o Hospital tem o quarto PPP (Pré-parto, parto e pós-parto), específico para este atendimento. Com todo suporte de Centro Cirúrgico, oferece todas as condições para o nascimento do bebê em um ambiente confortável, com presença de acompanhante e assistência necessária”, finalizou.

O Encontro de Famílias Grávidas é gratuito e não é necessária inscrição. “Convidamos todas as gestantes, maridos, avôs para este momento especial. São noites de muito aprendizado, troca de informações que ajudam as futuras mamães a se preparar para o nascimento, conhecendo nossa estrutura e profissionais”, finalizou o provedor do Hospital, Luiz Fernando Góes Liévana.

Além disso, verifique

Centro Social orienta seus assistidos

  SETEMBRO AMARELO – No mês de Setembro o Centro Social de Votuporanga recebeu Rogério …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.