Powered by free wordpress themes

Home / Saúde / Médica fala da febre amarela

Powered by free wordpress themes

Médica fala da febre amarela

Infectologista explicou sobre a letal doença, ressaltando que sua prevenção é a vacina

 Com os números dos casos de febre amarela se espalhando pelo Brasil o que acabou levando 98 pacientes ao óbito nos últimos sete meses, a Santa Casa de Votuporanga buscou na médica infectologista Regina Silva Chaves, as informações e mitos que rondam a doença para orientar a população. Segundo o Ministério da Saúde, de 1º de julho até o mês passado, 353 pessoas contraíram a doença no país.

Em Votuporanga, no ano passado foram aplicadas aproximadamente 15 mil doses, uma media 1250/mês; somente em janeiro 2 mil moradores buscaram a imunização nos postos municipais de saúde, o que mostra um aumento um pouco maior que 60%, número justificado, lembra a médica, “por ser uma doença grave e letal, com alta mortalidade depois que adquirida, levando a insuficiência hepática e renal, com hemorragias e óbito em até três dias. ”

 

A médica também esclareceu que “a vacina é segura e eficaz e para aqueles que possuem alergia aos componentes da imunização, os riscos são mínimos”. De forma geral, continua, “as reações são comuns como a dor no local e muitos falam que ao tomar a vacina, desenvolvem a febre amarela de forma branda, mas não é verdade”, afirmou.
A orientação das autoridades sanitárias é que as pessoas que residam nas proximidades de áreas endêmicas ou pretendam viajar para esses lugares, dentro ou fora do Brasil, devem tomar a vacina.  “É necessário que a imunização ocorra 10 dias antes do passeio, para que o paciente possa desenvolver anticorpos e ficar protegido”, disse. Quem não deve tomar são as gestantes, os imunodeprimidos (sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. (colaborou Paulo Zapparoli)

Além disso, verifique

Centro Social orienta seus assistidos

  SETEMBRO AMARELO – No mês de Setembro o Centro Social de Votuporanga recebeu Rogério …

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.