Powered by free wordpress themes

Home / Educação / “Turismo Paulista”    –    

Powered by free wordpress themes

“Turismo Paulista”    –    

FAZENDAS HISTÓRICAS

 

Eis um roteiro turístico através de dez fazendas paulistas, numa região servida pelas melhores rodovias do país.

Tal Roteiro foi lançado oficialmente por nossa Secretaria de Estado, e batizado com o nome de: “Roteiro Fazendas Históricas Paulistas”, até porque foram através dessas fazendas que começou o desenvolvimento do próprio país.

Trata-se de propriedades dos séculos XVIII e XIX que hoje oferecem também o Turismo Rural, visitas e hospedagem, mas mantendo preservadas as suas características arquitetônicas e históricas.

As cidades principais são: Limeira, Santa Gertrudes, Santa Cruz das Palmeiras, São Carlos, Dourado, Jaú, Campinas, Cajuru e Mococa.

Todas elas têm vários outros atrativos a justificar a sua visita. Aliás, são lugares excelentes para a gente curtir e, certamente, retornar.

 

 

 Texto de: Jarbas Favoretto –

 

 

 

CIDADE TERNURA

Também pode ser chamada de “Terra dos Doces Caseiros” ou, ainda, a “Capital da Música”. Trata-se da cidade de Tatuí, internacionalmente conhecida por seu Conservatório Musical, a maior escola de música da América Latina.

O turista tem muito o que curtir em Tatuí, com o seu Museu Histórico, o Centro Hípico de Tatuí com espaço para eventos. O seu Aeroclube fundado em 1934 é um dos maiores aeroclubes de voo à vela do país.

Por sua vez, a ‘Fazenda Maria’ tem o objetivo de surpreender os chefs de cozinha com as plantas que ali nascem.

A cidade de Tatuí fica apenas a 130 km da capital e tem dois Postos de Informações Turísticas. Possui um atuante e eficiente Conselho Municipal de
Turismo, além do suporte total da Secretaria de Turismo da Prefeitura.

 

CADEIA VELHA DE SANTOS

Sempre que se chega a Santos é inevitável vermos a Cadeia Velha, que em 1865 abrigava as tropas da região que retornavam da Guerra do Paraguai.

Mais tarde, o prédio de pedra e cal, construído em estilo colonial, sediou o Fórum, a Prefeitura e o Conselho Municipal de Recursos.

Em 15 de novembro de 1894, a Câmara Municipal promulgou a primeira e única Constituição Municipal, ocupando as instalações da Cadeia Velha.

Na década de 50, a cadeia propriamente dita foi desativada. Hoje, o imóvel é sede da Delegacia Regional de Cultura e de oficinas e cursos de teatro, cinema, artes plásticas e dança, entre outros.

 

 

 

 

A EXPOSIÇÃO DAS CIDADES TURÍSTICAS

SAMSUNG CSC

Temos sempre um carinho especial com a única exposição exclusiva para as nossas cidades com atrativos e potencial turístico. Já faz 17 anos que iniciamos essa promoção, sempre carente de recursos, porém sempre contando com nossas cidades para ratearmos os custos.

Mas, ao longo desses anos, várias cidades nossas expositoras se tornaram Estâncias Turísticas e, ultimamente, tivemos muitas cidades expositoras tornando-se ‘Município de Interesse Turístico’.

A edição deste ano, que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de junho próximo no Centro de Eventos São Luís, na região da Avenida Paulista, na capital, está recebendo uma procura bem maior a ponto de esperarmos a lotação completa, até porque novas cidades estarão se mostrando para o olhar dos turistas e dos profissionais do ramo.

Anote em sua agenda as datas do Salão São Paulo de Turismo 2018, uma exposição dos melhores destinos turísticos em nosso Estado.

(Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 –  março/2018)

 

Além disso, verifique

Trânsito realiza blitz educativa nesta terça-feira

VIRADA INCLUSIVA. Motoristas e pedestres serão abordados por blitz educativa, a partir das 10h, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.