Powered by free wordpress themes

Home / Saúde / Calendário de vacinação sofre alteração

Powered by free wordpress themes

Calendário de vacinação sofre alteração

Mudanças ocorreram no calendário infanto-juvenil com redução da faixa de idade nas vacinas contra varicela e meningite C

Atendendo a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a Secretaria Municipal da Saúde já atualizou o calendário de vacinação em Votuporanga, e com isso, houve algumas alterações no esquema de vacinas contra a varicela (catapora) e meningite C. Até então, a proteção da vacina contra a varicela (catapora), era feita por meio da tetravalente, que protege também contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Com a mudança, o esquema completo passa a ter duas doses, como afirma a enfermeira responsável pelo setor de imunização da Secretaria da Saúde, Danieli Fortilli. Ela lembra que a primeira dose continuará sendo aplicada aos 15 meses de vida por meio da tetravalente, mas as crianças na faixa de idade de 4 a 6 anos (11 meses e 29 dias de idade), deverão receber a segunda dose da vacina contra a varicela.

Outra mudança está relacionada com a vacina meningocócica C, também oferecida pelo Ministério da Saúde. Ela continuará sendo aplicada em crianças até quatro anos de idade, mas o prazo foi estendido entre os adolescentes que deverão se vacinar entre 11 e 14 anos. “A ampliação na oferta tem o intuito de reforçar o efeito da vacina aplicada na infância e adolescência”, esclarece Danieli.

 

HPV

Desde o início de 2017, a vacinação contra o HPV (papiloma vírus humano), é indicada para meninas de 9 a 14 anos e aos meninos de 11 a 14 anos. Em ambos os casos, a vacinação ocorre em duas doses com intervalo de seis meses. É importante destacar que ela protege contra o HPV e é destinada exclusivamente à utilização preventiva e não tem efeito na doença clínica estabelecida ou nas infecções pré-existentes. “O HPV é altamente contagioso, e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual”, justifica a enfermeira. Toda a rede municipal já esta adequada ao novo protocolo divulgado.

 

 

,

Além disso, verifique

Doação de mantas para Santa Casa

Cobertores foram encaminhados para o setor de Hotelaria e serão utilizados nas alas do Sistema …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.