Powered by free wordpress themes

Home / Destaque / CORREIOS:- Funcionários do Correios aguardam decisão do TST para entrar em greve

Powered by free wordpress themes

CORREIOS:- Funcionários do Correios aguardam decisão do TST para entrar em greve

 

As agencia do Correios de Votuporanga funcionaram normalmente ontem

A categoria no Brasil cruzou os braços no mesmo dia em que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) começa julgamento referente ao plano de saúde, depois de trabalhadores e empresa terem, sem sucesso, tentado chegar a um acordo sobre a questão; em Votuporanga a categoria não paralisou suas atividades

 

Da Redação

 

Trabalhadores dos Correios de Votuporanga e região aguardam julgamento do Tribunal Superior do Trabalho (TST) sobre mudanças no plano de saúde da categoria e de dependentes para decidir se aderem à greve nacional, que começou em todo território nacional na madrugada de segunda-feira, 12.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Correios e Telégrafos de Rio Preto e outras 105 cidades, a paralisação na região atinge pelo menos 50 funcionários. Maioria deles, do setor de distribuição e entrega.

Com o salário base de R$ 1,6 mil para nível médio, a categoria afirma que “não tem condição” de arcar com possíveis cobranças de taxas do plano de saúde, oferecido hoje aos funcionários e familiares com pagamento apenas de uma porcentagem por uso do benefício.

Greve Brasil

Os trabalhadores dos Correios entraram em greve nesta segunda-feira, 12, em todo o Brasil, por tempo indeterminado. O principal motivo da paralisação é evitar mudanças no plano de saúde dos funcionários, que envolvem a cobrança de mensalidades do titular e de dependentes. Funcionários que trabalham de madrugada paralisaram as atividades a partir das 22h de domingo, 11.

A categoria cruzou os braços no mesmo dia em que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) começa julgamento referente ao plano de saúde, depois de trabalhadores e empresa terem, sem sucesso, tentado chegar a um acordo sobre a questão.

Em nota, o Correios disse que “aguarda uma decisão conclusiva por parte do tribunal para tomar as medidas necessárias, mas ressalta que já não consegue sustentar as condições do plano, concedidas no auge do monopólio, quando os Correios tinham capacidade financeira para arcar com esses custos”.

Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (FENTECT), a direção da empresa quer que os funcionários arquem com mensalidades do plano, assim como a retirada de dependentes. Além disso, afirma, o benefício poderá ser reajustado conforme a idade, chegando a mensalidades acima de R$ 900,00.

A greve também servirá para protestar contra as alterações no Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a terceirização na área de tratamento, a privatização da empresa, suspensão das férias dos trabalhadores, extinção do diferencial de mercado e a redução do salário da área administrativa. A categoria defende ainda a contratação de novos funcionários via concurso público e o fim dos planos de demissão.

Confira a nota dos Correios na íntegra:

“A greve é um direito do trabalhador. No entanto, um movimento dessa natureza, neste momento, serve apenas para agravar ainda mais a situação delicada pela qual passam os Correios e afeta não apenas a empresa, mas também os próprios empregados. Esclarecemos à sociedade que o plano de saúde, principal pauta da paralisação anunciada para a próxima segunda-feira (12) pelos trabalhadores, foi discutido exaustivamente com as representações dos trabalhadores, tanto no âmbito administrativo quanto em mediação pelo Tribunal Superior do Trabalho e que, após diversas tentativas sem sucesso, a forma de custeio do plano de saúde dos Correios segue, agora, para julgamento pelo TST. A empresa aguarda uma decisão conclusiva por parte daquele tribunal para tomar as medidas necessárias, mas ressalta que já não consegue sustentar as condições do plano, concedidas no auge do monopólio, quando os Correios tinham capacidade financeira para arcar com esses custos.”

Além disso, verifique

Escola de Artes se apresenta na Concha Acústica

Audição de encerramento do semestre será na próxima terça-feira (26/6), às 20h A Escola Municipal …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.