Powered by free wordpress themes

Home / Opinião / Sempre Foi Assim

Powered by free wordpress themes

Sempre Foi Assim

João Fidélis *

O destemperado Trump ameaça uma nova guerra fria com a Rússia e inicia uma guerra comercial com a China. Como se o arsenal militar dos EUA lhes dessem o direito de xerifar o mundo sem um critério racional. Inadvertidamente Trump empurra as regras de comércio internacional para a lata de lixo e dá um recado claro à Rússia :vocês estão abusando da Síria, as consequências não tardarão.

A Rússia também governada por uma espécie de tirano , que manda matar seus inimigos no exterior, é alvo de várias sanções comerciais dos EUA e Europa, que asfixia aos poucos sua economia.

Na outra ponta a China também adotou restrições aos produtos dos EUA, o que está sendo visto como algo prejudicial ao mundo todo, pois o que geralmente ocorre é o incremento do protecionismo dos países que compõem a OMC (organização mundial do comércio). Todos perdem.

Aos alarmistas apostos não faltam ingredientes para a caotização do cenário planetário e a previsão de uma terceira guerra mundial, a dizimação de nossa espécie, a chegada do apocalipse. Calma esses imbecis não são idiotas assim. Ninguém aspira um suicídio coletivo. Por trás da megalomania de Trump há pessoas sensatas e Putin é louco mas nem tanto.

O Brasil torce para aproveitar uma brecha desta guerra para exportar seus produtos primários. Os únicos em que têm competitividade e que mantêm nossa balança comercial positiva. Por aqui a esperança econômica e política é que este governo termine logo. Nunca se torceu tanto para que se chegue as eleições e novos congressistas e governantes assumam seus mandatos. O presidente é alvo de inúmeras denúncias e corre o risco de sofrer um impedimento se elas prosperarem. Seus amigos e aliados estão na corda bamba.

Triste também é o comportamento de alguns ministros do STF que conspiram para alterar a jurisprudência da prisão dos condenados em segundo grau. Nota-se claramente que há interesses inexplicáveis e obscuros por trás deste movimento, cujo objeto em última análise é libertar os figurões dos crimes de colarinho branco. Os ladrões de galinha , o cidadão pobre, continuará como está , pois não tem dinheiro para fabricar recursos postergatórios. Já os poderosos, se mudar a lei e forem presos somente o término dos recursos, continuarão impunes.

Mas, desde que o mundo é mundo, os conflitos sempre existiram. As crises, não importa a gravidade, fizeram parte do dia a dia de todas as gerações. E o bem estar não cessa. As forças coletivas controladas pela natureza são mais fortes que tudo. Nossa espécie, principalmente a tupiniquim, mesmo a trancos e barrancos vai caminhar , porque no apagar das luzes das mentes perversas e inábeis, a luz do bem senso sempre guiará a humanidade. Sempre foi assim.

jofideli@gmail.com

Além disso, verifique

Bolsonaro e os Bons Ventos

  João Fidélis – Como desperta curiosidade o tal do impulso vital. Esta força instintiva …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.