Powered by free wordpress themes

Home / Cidades / Rio Preto terá semana especial do Meio Ambiente

Powered by free wordpress themes

Rio Preto terá semana especial do Meio Ambiente

Agenda 2030 e o Desenvolvimento Sustentável em Rio Preto serão abordados sob vários aspectos em oficinas, palestras, exposições, rodas de ideias e debates, plantios e outras ações

A XVI Semana Integrada do Meio Ambiente (SIMA) 2018, uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo e Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto) acontece de 4 a 10 de junho e terá como tema a “Agenda 2030 – desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas)”, da qual São José do Rio Preto é signatária.

Sustentabilidade

Deste modo, a Semana não marca apenas a realização de uma agenda ambiental, mas aborda a sustentabilidade de forma mais abrangente, integrando os quatro eixos do desenvolvimento sustentável que também norteiam os ODS: Ambiental, Social, Econômico e Institucional. Vem, portanto, ser um marco para Rio Preto na implantação da Agenda 2030 e para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Trata-se de um momento propício para que o projeto seja apresentado a toda a sociedade e gere amplo engajamento, unindo todos os setores, em busca de uma cidade verdadeiramente sustentável e alinhada com os ODS.

Ações e atrações

A Sima este ano ocorrerá em diversos locais da cidade, levando a importante mensagem a diferentes públicos, em diferentes formatos: palestras, oficinas, exposições, roda de ideias e debate, ações e plantios. A programação começa na Represa Municipal, passa por Ciecc-Planetário, Zoológico Municipal, Viveiro Municipal, Sesi, Senac, Riopreto Shopping, Parque Walter Spotti contando também com o evento Tem Mais Verde com plantio de árvores numa área no Jardim Arroyo.

A Semana Integrada do Meio Ambiente (Sima) será vestida com as cores, os símbolos, informações e desafios dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Será, portanto, uma grande vitrine para mostrar para toda a população rio-pretense o que são os objetivos e como Rio Preto começa a se mobilizar para cumprí-los, o que depende da adesão de toda a comunidade – poder público de todas as esferas, sociedade civil organizada, iniciativa privada, terceiro setor e imprensa. (Josy de Sá)

Atrações SIMA 2018 de 4 a 10 de Junho

Oficinas de Desenho:

De 4 a 10 de junho as crianças podem participar de oficinas de desenho com temas relacionados ao Meio Ambiente, no Riopreto Shopping. O espaço conta com monitores e a participação é gratuita.

Distribuição de Mudas:

Dias 5 e 9 de junho, das 16h às 20h a Polícia Militar Ambiental fará distribuição de mudas para os visitantes na Exposição “Natureza Invertida”, na Praça 3 de eventos do Riopreto Shopping Center.

Kids Especial Meio Ambiente:

Nos dias 9 e 10 de junho no Riopreto Shopping serão realizadas oficinas em parceria com a equipe do Muda que a Cidade Muda, onde as crianças poderão participar da atividade “Plantinhas para Comer e Decorar”, das 16h às 20h.

Exposição Agenda 2030 – Os ODS em Rio Preto:

De 4 a 10 de junho na Praça 3 de Eventos do Riopreto Shopping, uma exposição composta de painéis apresentarão os Desafios para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e sobre a adesão de Rio Preto.

Exposição “Natureza Invertida” da Polícia Militar Ambiental:

De 4 a 10 de junho, a Polícia Militar Ambiental trará para o Riopreto Shopping a Exposição “Natureza Invertida” que mostra o olhar dos bichos sobre a ação do homem no planeta, exposição de animais taxidermizados e exposição de itens utilizados na corporação como lancha, viaturas, objetos e uniformes históricos.

Exposição “Tem natureza, tem SEMAE”:

De 4 a 10 de junho, na Praça 3 de eventos do Riopreto Shopping, durante o horário de funcionamento do centro de compras, o público poderá visitar a exposição do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de São José do Rio Preto). A exposição mostra o comprometimento do Semae na proteção do Meio ambiente. A autarquia desenvolve diversas ações como plantio de árvores, proteção dos mananciais, limpeza da Represa Municipal, recuperação rio Preto, utilização da água de reúso, irrigação, saneamento de bairros irregulares, entre outras. A atuação da autarquia vai muito além da produção de água potável e do tratamento de esgoto.

Exposição “Fotografias de Natureza”:

Graduado em Ciências Biológicas pela Unesp, com Mestrado em Ciências Biológicas (Artropodologia), Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Unesp e Livre Docência em Invertebrados: Arthropoda A Hemichordata, o Prof. Reinaldo J.F. Feres também domina a arte da Fotografia. Nesta exposição destinada à Comemoração da “Semana Integrada Do Meio Ambiente” suas lentes focam a diversidade da natureza: insetos, répteis, aves, e elementos da flora associados aos assuntos principais. Todas as fotos terão identificação dos Animais/Plantas (Nome Popular e Científico), bem como indicação da localidade em que foram obtidas as imagens, tudo isso visando informação da população e Educação Ambiental. A exposição será de 4 a 10 de junho na Praça 3 de eventos do Riopreto Shopping.

Exposição “Espaço Urbano Sustentáveis”:

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unip traz para a Praça 3 de eventos do Riopreto Shopping, uma exposição de um projeto de Pocket Parque dos alunos do 2º ano, desenvolvido dentro da disciplina de Projeto Urbano e Paisagismo. Atendendo metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) os alunos pesquisaram vazios urbanos em Rio Preto e desenvolveram projetos de pequenos parques verdes nestas áreas.

Além disso, verifique

Presos são autorizados a comemorar Dia das Crianças

SAIDINHA DE FERIADO – Ainda que concedida em acordo com os direitos garantidos pela Lei …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.