Powered by free wordpress themes

Home / Cidades / Uma maravilha de cachoeira

Powered by free wordpress themes

 Cachoeira de Icem (Foto Pierre Duarte)

Uma maravilha de cachoeira

PARAÍSOS DO INTERIOR –

 

No município de Icém, distante 143,6 quilômetros de Votuporanga, um tesouro escondido e ainda inexplorado. Conhecido como Cachoeira da Barrinha, não por acaso o local é uma das sete maravilhas da região.

Para chegar até lá, é preciso uma boa dose de espírito aventureiro. Esqueça carros, eles passam longe. As duas opções de transporte, seja a pé ou de barco, podem atrair quem gosta de esportes radicais, como fazer trilha pela mata ou navegar pelo rio Grande. O caminho pedregoso passa em meio a canyons formados pelo rio há milhares de anos. Devido às cobras peçonhentas, para andar na mata é necessário usar proteção extra nas pernas, como calçar um coturno ou botas.

Após aventura por mais de meia hora em uma trilha de mata fechada ou navegar em um braço do rio Grande durante 15 minutos num barco a motor, é possível chegar à cachoeira para apreciar sua beleza. Um dos últimos desafios é andar no tronco de árvore que serve de ponte para atravessar um trecho do córrego. No silêncio, a natureza mostra sua força. Tal quietude somente é quebrada pelo som da queda d’água, que tem mais de quatro metros de altura.

O local é repleto de lendas. Uma das histórias populares é sobre uma professora, vítima de um amor não correspondido. Ela teria ido à cachoeira para espairecer e espantar a tristeza, mas morreu lá. Hoje, pescadores afirmam que durante as noites de lua cheia ela aparece buscando seu amor.

As cobras também são famosas, um exemplo está no nome do lago onde a cachoeira deságua, o Lago das Sucuris. Moradores da região contam que uma cobra com mais de seis metros habita as redondezas. Seja pelo rio ou pela mata, durante o caminho é possível observar variedades de aves e outros animais silvestres. Beleza para ser apreciada com moderação. Por questões de segurança, o banho na cachoeira não é aconselhado. Além disso, as visitas devem sempre ser acompanhadas por um funcionário da Secretaria de Turismo.

A Cachoeira da Barrinha, dentro da mata fechada, está na reserva ecológica da Usina de Marimbondo, formada pelo córrego Água Doce, que atravessa a cidade de Icém e deságua no rio Grande. Suas águas têm queda de 3,5 metros de altura e depois seguem em corredeiras, um espetáculo bonito de se ver.

Para quem gosta de aventura é um paraíso. Para chegar lá, duas opções: barco ou trilha na mata.

                          Cachoeira da Barrinha, em Icém, é um santuário da natureza

Serviço Informações e agendamento de visitas: Diretoria de Turismo de Icém (17) 3282-2620

 

Além disso, verifique

Ford Focus ST 2019: esportivo com 290 cavalos

  O Ford Focus ST 2019 foi flagrado e mostra como chegará ao mercado europeu. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.