Powered by free wordpress themes

Home / Destaque / Manoel Lobo está com inscrições abertas para CEL e supletivo

Powered by free wordpress themes

Manoel Lobo está com inscrições abertas para CEL e supletivo

Interessados devem procurar a secretaria da escola munidos de documentos pessoais e comprovante de escolaridade; Oportunidades destinam-se a todos os moradores das cidades que compõem a Diretoria de Ensino de Votuporanga

Mariana Biork –

A Escola Estadual Dr. José Manoel Lobo está com inscrições abertas para turmas do Centro de Estudo de Línguas (CEL) e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ambas as modalidades de estudo são totalmente gratuitas e abertas para moradores das cidades pertencentes da Diretoria de Ensino de Votuporanga. A diretora da escola Manoel Lobo, Isaura Deolinda Camargo D’Antonio, e a Professora Coordenadora do CEL, Estela Aparecida da Silva Sturaro, estiveram nos estúdios da Rádio Clube 92 FM para darem mais informações a respeito dos cursos.

Supletivo

A escola Manoel Lobo está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2019 da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As vagas são para pessoas que já completaram 15 anos de idade e ainda não conseguiram concluir o Ensino Fundamental da 5ª a 8ª série, ou 18 anos completos para cursarem um dos três anos do Ensino Médio.

Segundo a diretora da escola, o período de inscrições se entende enquanto houver vagas nas turmas e para efetivar a matrícula o interessado deve comparecer a secretaria da escola. É preciso, no momento da inscrição, apresentar foto 3×4, apresentar comprovante de escolaridade (original e cópia, solicitada na escola que o aluno frequentou anteriormente), comprovante de endereço (original e cópia), e RG (original e cópia). Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. O atendimento é feito das 7h às 22h.

“Nós ofertamos 45 vagas por série, no Ensino Médio temos duas salas para cada ano, mas no Ensino Fundamental temos apenas uma sala. Não temos como aumentar o número de alunos por turma devido a questões de infraestrutura de nossas salas de aula, é por isso que pedimos que os interessados nos procurem o quanto antes para garantirem suas vagas”, explica Isaura.

As aulas são presenciais e ofertadas a todos os moradores das cidades que integram a Diretoria de Ensino de Votuporanga. “Nós temos alunos de Nhandeara, Américo de Campos, Cosmorama e de diversas outras cidades da nossa região. Eles aproveitam o ônibus que traz os alunos para a faculdade para virem estudar”, comenta a diretora.

As vagas são destinadas para jovens, adultos e idosos que querem retomar os estudos. A Educação de Jovens e Adultos, comumente conhecido como supletivo, dá a oportunidade para que essas pessoas possam retomar seus estudos, mesmo tendo mais idade. O ensino oferecido é totalmente gratuito e subsidiado pelo estadual.

“A gente sabe a importância do estudo nos dias de hoje, então essa é a oportunidade daquelas pessoas que não puderam dar continuidade em seus estudos terminarem o ensino básico ou médio. É preciso lembrar que no meio do ano não há novas turmas para 5ª série, então, essa é a chance para quem precisa ingressar no Ensino Fundamental”, finaliza Isaura.

CEL

O Centro de Estudos de Línguas Dr. José Manoel Lobo (CEL) também está com matrículas abertas para o curso de Espanhol, Francês e Inglês para o 1º semestre de 2019. A oportunidade é oferecida a todos os estudantes da rede pública que pertencem à Diretoria de Ensino de Votuporanga.

Os cursos de Espanhol e Francês são voltados para os alunos que frequentam a rede pública estadual a partir do 7º ano e têm duração de três anos. O curso de Inglês é destinado a alunos do Ensino Médio e tem a duração de um ano, tendo como foco a prática oral e escrita.

“É um ensino muito importante para investir da formação dos jovens, para o seu currículo profissional, e para a sua realização pessoal também. Vários alunos já puderam vivenciar viagens internacionais onde o idioma aprendido foi muito importante para a sua comunicação”, comenta a Professora Coordenadora do CEL, Estela Aparecida da Silva Sturaro.

Para fazer sua matrícula, o aluno deverá apresentar o xérox da certidão de nascimento e do RG, apresentar o atestado de escolaridade e preencher ficha de inscrição na secretaria da escola. As vagas serão preenchidas por ordem de requerimento e poderão ser realizadas até o início das aulas, caso ainda tenha vagas disponíveis. Menores de 18 anos devem comparecer acompanhados por um responsável. O responsável pelo aluno deverá procurar a secretaria da escola, munido dos documentos para a efetivação da matrícula.

“Além do material, que é gratuito, os professores são muito capacitados, eles recebem um treinamento oferecido pela própria Secretaria Estadual da Educação e alguns dos professores tem diploma de nível superior na língua estrangeira, já fizeram cursos fora do país, buscando o aperfeiçoamento linguístico”, ressalta Estela.

O Centro de Estudos de Línguas (CEL) é um programa da Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo, que proporciona aos alunos da rede estadual a possibilidade de acesso a uma segunda língua estrangeira moderna, além do inglês, ofertado nos quadros regulares e que também é oferecido no CEL desde 2010. O objetivo do CEL é propiciar aos alunos diferentes oportunidades de desenvolvimento de novas formas de expressão linguística, enriquecimento curricular e acesso a outras culturas contemporâneas, além de ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

A E.E. Dr. José Manoel Lobo está localizada na rua Amazonas, nº 2829, Centro. O telefone para mais informações é (17) 3421-5315.

 

 

Além disso, verifique

FEV realiza reunião com autoridades de Votuporanga

Encontro marcou a intenção da instituição em fortalecer a ampliar as parcerias com os poderes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.