Powered by free wordpress themes

Home / Saúde / Agência Transfusional da Santa Casa precisa de você

Powered by free wordpress themes

Agência Transfusional da Santa Casa precisa de você

Estoque atual do Hospital está limitado para alguns tipos de sangue, principalmente o tipo O negativo, A negativo e O positivo.

A biomédica da Agência Transfusional, Chayene Barbin, ressaltou que os tipos mais utilizados são O positivo e A positivo, comuns para a maioria da população. “Em situações emergenciais, onde não se sabe o tipo sanguíneo do paciente, o sangue O negativo é usado, pois é o único que pode ser infundido em qualquer pessoa, porém, indivíduos com sangue O negativo só podem receber esse tipo sanguíneo. No Brasil aproximadamente 7% da população possui esta tipagem, por isso é importante que as pessoas façam a doação como um ato de solidariedade ao próximo”, frisou.

Período de férias aumenta a demanda devido aumento da ingestão de bebidas alcoólicas, acidentes de trânsitos e violência urbana (brigas). “Com isso, ocorre mais transfusões de emergência e cirurgias de urgências, que, muitas vezes, necessitam de bolsas de sangue”, contou com a biomédica.

No ano passado, a Agência realizou 3.573 transfusões. “Atendemos 1.976 pacientes neste período. São beneficiados pessoas com politraumas (acidentes), em casos de intervenções cirúrgicas com sangramento, tratamentos de doenças hematológicas, anemia severa, entre outras situações que possuem indicações”, explicou.

Para ajudar nesta corrente do bem entre em contato com a Unidade de Coleta de Sangue da Prefeitura de Votuporanga, parceria com o Hemonúcleo de Ribeirão Preto e a Santa Casa.

A Unidade de Coleta fechou o ano de 2018 com 1.758 bolsas recolhidas, 337 a mais em relação ao mesmo período do ano anterior. Com capacidade para receber até 270 bolsas ao mês, o posto pede a conscientização da população para a importância das doações.

Outro número que teve aumento significativo foi o de doadores. A unidade contava com 1.732 doadores em 2017, este número subiu para 2.280 em 2018.

Como agendar

O voluntário em doar sangue, doação de medula ou ambos pode ir pessoalmente na Unidade que fica anexa ao Hospital “Fortunata Germana Pozzobon”, na rua Antônio Galera Lopes esquina com a Antônio Serafim de Queiroz, na Zona Norte. O atendimento também é prestado pelo celular 998179-1989 ou pelo telefone 3426-7530, ramal 210. Para doar é necessário apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional.

 

Quem pode doar

Pessoas entre 18 e 69 anos podem doar sangue. Além disso, é necessário pesar acima de 50 quilos e estar bem de saúde. Mulheres podem fazer até três doações ao ano e os homens quatro. Caso esteja tomando algum tipo de medicação, é importante levar o nome do remédio e apresentá-lo na unidade de coleta.

Não pode doar

Não é recomendada a doação nos seguintes casos: o candidato que teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; portadores de hanseníase, malária, doença de chagas, HIV, diabetes ou câncer; quem tenha feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos 12 meses; quem fez ou faz uso de drogas ilícitas ou mantém relações sexuais de risco; está com febre, gripe ou infecção; ingeriu álcool até três dias antes da doação, entre outros impedimentos.

Além disso, verifique

“Saúde que dá Prêmio” contempla Chácara Aviação

Três moradores da Rua Othogamiz Luiz Arantes ganharam um notebook e duas bicicletas cada.   …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.