Powered by free wordpress themes

Home / Política / Bastidores

Powered by free wordpress themes

Bastidores

É um absurdo o que acontece na Assembleia Legislativa paulista. Eleitos em outubro do ano passado, os deputados só tomam posse na sexta. No Congresso e nas demais assembleias os deputados foram investidos em seus cargos a partir de janeiro. Isso significa que, por dois meses e meio, o governador João Dória ficou submetido à ação dos parlamentares da legislatura anterior, muitos dos quais não foram reeleitos e outros ganharam vagas em outras casas, como aconteceu com o major Olímpio, que foi eleito ano passado para o Senado.

Vantagens

Além de se constituir em séria anormalidade, some-se o fato do dispêndio de recursos públicos, dinheiro praticamente jogado fora. É que muitos suplentes foram convocados para suprir as vagas surgidas, para não fazer nada, até porque o mês de janeiro foi de recesso. E os assuntos mais importantes ficaram automaticamente para serem apreciados a partir da posse dos novos legisladores. Uma farra.

Nada feito

Essa situação vem de muito tempo atrás. Acontece que em 1969 a posse dos eleitos – executivo e legislativo, acontecia sempre em 15 de março. Quando a Constituição estabeleceu a posse em 1º de janeiro para todos os cargos, em São Paulo essa alteração não aconteceu na Assembleia, valeu só para os cargos executivos. Sob a alegação de que os eleitos seriam prejudicados em dois meses e meio em seus mandatos, manteve-se a situação.

Solução

A situação poderia ter sido resolvida mediante uma medida, emenda à Constituição estadual estabelecendo que o mandato seguinte à sua aprovação tivesse dois meses e meio a menos de duração. Mas, o que não é surpresa, nada disso aconteceu até hoje. Lamentavelmente. Quem sabe nesta Legislatura seja adotada essa iniciativa.

Repercussão

O assunto mais importante debatido na sessão de segunda feira da Câmara Municipal foi a morte do garoto Simon,  de 8 anos, picado por um escorpião em sua casa no bairro Campo Limpo. Vereadores cobraram ação mais enérgica por parte da Secretaria da Saúde para combater o animal. É importante que se diga, porém, que a culpa não pode ser atribuída somente ao poder público. A falta de conscientização das pessoas leva a situações dessa natureza, como acontece com o combate ao Aedes.

Giro de Notícias

É pra valer.  A direção mundial da Ford confirmou o fechamento de sua unidade em São Bernardo do Campo. A confirmação foi dada pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC aos trabalhadores da fábrica em assembleia anteontem. *** Chance de trabalho: A prefeitura de Valentim Gentil publicou no diário oficial eletrônico do município, o edital que trata sobre a

abertura de 10 vagas para estágios na área de pedagogia. *** As inscrições serão feitas de 18 a 22 de março, das 8h às 11h e das 13h às 16h. O processo seletivo será aplicado no dia 31 de março, das 9h às 10h30.

Coisa & Tal

O Palmeiras ganhou mais uma pela Libertadores. Não está fácil, para torcedores de outros times, passar nestes dias pelo Senadinho. O Vasco da Gama perdeu nesta semana seu sempre presidente, Eurico Miranda. Polêmico, ele era fanático pelo time cruzmaltino.

 

Além disso, verifique

Um caso de vida ou de morte

Coluna Carlos Brickmann – O presidente da República se queixa de que é impossível viajar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.