Powered by free wordpress themes

Home / Cidades / Dostoiévski em Rio Preto

Powered by free wordpress themes

Dostoiévski em Rio Preto

Evento do PPG em Letras traz discussões sobre um dos maiores autores de literatura russa.

 

Será realizado no dia 17 de abril, o evento “Dostoiévski em Rio Preto”, organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Letras do Ibilce/Unesp. O objetivo é abordar assuntos relacionados a um dos maiores autores de literatura russa, Fiódor Dostoiévski (1821-1881).

Serão realizadas a palestra “Dostoiévski na Rua do Ouvidor: a Literatura Russa e o Estado Novo”, sob a mediação do professor Gentil Luiz de Faria, do Programa de Pós-Graduação em Letras deste Instituto, e a mesa redonda “Duas leituras de Os irmãos Karamázov”, com a participação do especialista em estudos eslavistas, Bruno Barreto Gomide, autor de “Os Irmãos Karamázov na tradução de Boris Solomônov (Schnaiderman)”, e também do docente Gentil Luiz de Faria, autor da obra “Cenas de um Tribunal: Literatura e Direito em Os irmãos Karamázov”. O evento é aberto para a comunidade interna e externa da Universidade.

Confira a síntese curricular do eslavista Bruno Barreto Gomide:

Professor Livre-docente de Literatura e Cultura Russa na Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio de doutorado CAPES em Berkeley. Pesquisador visitante no Instituto Górki de Literatura Mundial (Moscou), na Universidade de Glasgow, no Púchkinskii dom (S. Petersburgo), em Harvard, no Institute of Slavic, East European and Eurasian Studies da UC Berkeley, IAI (Berlim) e na Universidade de Londres. Palestrante convidado na Biblioteca Nacional Argentina, na Universidade de São Petersburgo, no Queen Mary College e em Yale. Criador e coordenador do grupo de literatura russa da Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC. Tem participado dos principais congressos de eslavística. Pesquisador do CNPQ desde março de 2012.

Seus principais temas de pesquisa são: A Era de Prata da cultura russa; Estudos sobre emigração e A circulação transnacional da literatura russa (recepção, tradução, história da eslavística profissional), de fins do século 19 até o momento atual.

Suas publicações principais são:

Da estepe à caatinga: o romance russo no Brasil (1887-1936). Edusp, 2011 – originalmente tese de doutorado, defendida em 2004 no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da UNICAMP.

Dostoiévski na Rua do Ouvidor: A literatura russa e o Estado Novo. Edusp, 2018 – originalmente tese de livre-docência, defendida em 2016 na Universidade de São Paulo (USP).

Serviço:

Palestra: Dostoiévski na Rua do Ouvidor: a Literatura Russa e o Estado Novo

Horário da Palestra: 09h00

Mesa-Redonda: Duas leituras de Os irmãos Karamázov

Horário da Mesa-Redonda: 15h00

Data: 17 de abril de 2019

Local: Auditório B do Ibilce/Unesp

Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 2265, Jardim Nazareth, São José do Rio Preto – SP.

Entrada: livre e gratuita

Além disso, verifique

Valentim Gentil reforma estradas vicinais e rurais

A prefeitura de Valentim Gentil estabeleceu uma parceria com a Usina Cofco Group para a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.