Powered by free wordpress themes

Home / Destaque / A democratização do café

Powered by free wordpress themes

A democratização do café

DANILO CAMARGO –

“Aproveitar as manhãs de domingo, resgatar relacionamentos, conversar sem a presença do celular, deixar vida mais leve”, essa é a proposta do grupo, além de curtir um café de qualidade

Rafael Navarro e seus amigos formam uma equipe multidisciplinar  para atrair mais apreciadores do bom café

 

 

“O nosso café é submetido a uma torrefação média e isso faz com que ele mantenha todas as propriedades químicas e físicas e isso é que faz toda a diferença”, explica Navarro

 

Mini coador para café unitário além de lembranças

“A Mais Café por Favor” recebe grupos aos domingos e ainda organiza brunch completos para eventos empresariais

 

Café com certificação de qualidade internacional

Um grupo de amigos de Votuporanga resolveu criar um jeito novo de apreciar e degustar café. Mas não é qualquer café não! Eles foram buscar em Monte Carmelo (MG), na Fazenda Juliana, um café 100% arábica, tipo exportação e com certificação da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), além de selado pela Rainforest Alliance Certified (certificação internacional).

A “Mais Café Por Favor” foi uma ideia dos amigos Rafael Navarro (Engenheiro Florestal), Douglas Correa (Gastrônomo), Leonardo Coró (Publicitário), André Nonato (Jornalista), Humberto Justino (Arquiteto) e Ricardo Sixel (Engenheiro Florestal). O sexteto começou a apreciar café por uma brincadeira, para juntar amigos e degustar o aroma de um tradicional produto da agricultura brasileira e que no passado moveu grandes fortunas na região de Votuporanga.  Passado um tempo a coisa ficou séria e virou um negócio de vender café artesanal somente no varejo.

As degustações, que são abertas a população acontecem todas as manhãs domingos a partir das 9h. O local, um deck de um restaurante que está para ser inaugurado, o “Novo – Vinho e Gastronomia”, que fica na rua Pernambuco,  2949, a 30 metros após a Praça São Bento. Neste espaço que se interessar pode chegar e apreciar o Café, interagir, falar sobre essa fruta milenar, aprender, praticar a degustação e descobrir o sabor do verdadeiro café brasileiro.

O objetivo do encontro da “Mais Café Por Favor” serve também para democratizar o café. “Aqui temos uma equipe multidisciplinar de degustação”, explica Navarro. “A ideia é aproveitar as manhãs de domingo, resgatar relacionamentos, conversar isso tudo sem a presença do celular, queremos deixar a vida mais leve”, orienta Navarro.

As degustações começaram há 8 meses e nunca mais pararam. “Quem bebe o nosso café nunca mais prova outro”, garante Navarro. “É tudo muito artesanal, não vendemos no atacado e apenas no varejo, aqui neste local das degustações, na VB Ambiental ao lado da Elektro na Francisco Vilar Horta, pelas redes sociais e grupos de WhatsApp.

Café de qualidade

Navarro explica que o café de mercado que estamos habituados a tomar é o de alta produção, nele, “não existe um processo seletivo e o grão passa por uma torrefação por altas temperaturas que serve para pulverizar galhos, insetos, folhas e outras imperfeiçoes; e é justamente isso que faz o café arder na garganta, e para tentar esconder esse amargor aja açúcar”, esclarece Navarro.

“O nosso café é submetido a uma torrefação média e isso faz com que ele mantenha todas as propriedades químicas e físicas e isso é que faz toda a diferença. Ele fica agradável de tomar e nem de longe colocamos açúcar”, garante Navarro.

Para entender mesmo o que esse grupo defende o certo é ir lá e fazer uma degustação gratuita, especular sobre as qualidades do café e até levar pra casa o café moído ou em grãos, ambos já torrados. No local também existem para vender coador para café unitário, canecas e lembranças.

Neste domingo pela manhã o espaço está aberto para degustação e quem vai lá acaba entendendo a proposta do grupo que é a democratização do café.

Além disso, verifique

Ruas sofrerão alterações nesta sexta-feira

TRANSITO SEMANA SANTA – Via Sacra: esquema de interdição foi elaborado para encenação Paixão de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.